Universidade abalada por racismo na África do Sul

Algumas semanas depois de uma estátua de Cecil John Rhodes, fervente crente no colonialismo britânico e fundador da Rodésia, ser derrubada na Universidade da Cidade do Cabo, uma outra universidade do Cabo Ocidental está abalada por tensões raciais, depois de um conferencista branco da prestigiada Universidade de Stellenbosch ter enviado uma mensagem de caráter racista a um estudante negro.

 

Do África 21 Online

A universidade confirmou terça-feira que Anton Stander, professor de física nuclear, foi suspenso depois de uma queixa por racismo ser apresentada por um estudante de Sociologia, Sikhulekile Douma, que na semana passada recebeu uma mensagem declarando «Jou swart moer» (negro bastardo em afrikaans).

O número de telemóvel terá sido rastreado até ao professor, que faz agora face a processos disciplinares formais. Ignora-se ainda a origem do incidente.

No mês passado, um novo movimento foi lançado para lutar contra «o racismo institucional» na universidade. O Open Stellenbosch (OS) – um grupo de estudantes, funcionários e docentes da universidade – denunciou a exclusão racial e a política linguística da instituição.

O porta-voz da OS, Lwazi Pakade, declarou que a língua atual exclui numerosos estudantes, fazendo a promoção do afrikaans como meio de instrução.

Várias universidades sul-africanas estão confrontadas com tensões raciais.

+ sobre o tema

5 Escritores africanos que você precisa conhecer

África também é berço de grandes escritores. Muitos desconhecidos...

Angola: Lilian Thuram apresenta em Luanda sua visão sobre racismo

Luanda - O antigo jogador da selecção francesa de...

Aluno nigeriano resolve equação que estava há 30 anos sem solução no Japão

Um estudante nigeriano alcançou as maiores notas em uma...

para lembrar

Lula: Desenvolvimento da África integra solução da crise mundial

O desenvolvimento do continente africano, com mais infraestrutura,...

Patroa para doméstica: “Tenho nojo da sua cor e do seu cabelo”

"Tenho nojo da sua cor e do seu cabelo"....
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=