Embrapa e ABC se unem para capacitar profissionais da África e da América Latina em recursos genéticos vegetais

 

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Agência Brasileira de Cooperação – ABC promovem no período de 7 a 18 de maio na Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília, DF, o Curso de Conservação e Manejo de Recursos Genéticos Vegetais. O objetivo é fortalecer a capacidade dos países da comunidade africana de língua portuguesa e da América Latina em vários aspectos que envolvem a conservação e o uso dos recursos genéticos vegetais, desde a coleta até os tratados internacionais que regem o acesso e o intercâmbio. Participam profissionais africanos e latino-americanos de: Angola, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guiné-Bissau, México, Moçambique, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Vânia Rennó Azevedo, que é uma das organizadoras do Curso, os participantes serão treinados em todas as atividades relacionadas às pesquisas de recursos genéticos de plantas, como: coleta, quarentena, caracterização, intercâmbio e a legislação envolvida. Também fazem parte da organização do curso as pesquisadoras Antonieta Salomão e Izulmé Santos. Ao todo, mais de 20 pesquisadores da Embrapa estão envolvidos diretamente nessa capacitação.

A expectativa é que os representantes dos países presentes possam compreender o valor dos recursos genéticos vegetais, incluindo os conceitos conservação in situ (no local de origem das espécies) e on farm(estratégia complementar à conservação in situ que também permite que as espécies continuem o seu processo evolutivo). Além disso, como explicam as coordenadoras, é importante que reconheçam também a importância de sua inserção internacional nesse tema e a necessidade de que países vizinhos cooperem mais estreitamente para a conservação da dos recursos genéticos.

Ações como a realização deste curso são amparadas e estimuladas pelo Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura – TIRFAA da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que tem como objetivo a conservação e a utilização sustentável dos recursos genéticos de plantas e, especialmente, a partilha justa e equitativa dos benefícios resultantes da sua utilização em harmonia com a Convenção sobre Diversidade Biológica, em prol de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar.

O programa inclui aulas teóricas sobre recursos genéticos, incluindo todos os temas de interesse nessa área: legislação, coleta, intercâmbio, quarentena, documentação e conservação; aulas práticas sobre confecção de exsicatas (amostras de plantas secas para fins de estudos botânicos guardadas em herbários) e dinâmicas sobre legislação e conservação ex situ (fora do local de origem das espécies). Está prevista ainda uma visita ao Banco Ativo de Germoplasma – BAG de mandioca da Embrapa Cerrados, em Planaltina, DF.

 

 

Fonte: Cenariomt

+ sobre o tema

Thiaguinho sobre carreira solo: ‘Este ano tem tudo para ser maravilhoso’

Thiaguinho movimentou o mundo do samba e do pagode...

‘Rampage’ Jackson pode interpretar Luke Cage no filme dos Vingadores

Ídolo do MMA e ator nas horas vagas revela...

Mulheres negras no cinema: 16 filmes que você precisa assistir

O blog Cultura em Casa convidou as cineastas Joyce...

Tiger Woods

Eldrick Tont Woods (Cypress, 30 de dezembro de 1975), mais conhecido como Tiger Woods,...

para lembrar

Em defesa de Romero Britto

por Paulo Vieira Pessoas bacanas de minha relação, dois atributos...

Morre ativista norte-americano de direitos civis Julian Bond

Ex-líder do Naacp atuou em defesa dos direitos da...

Alpha Condé é eleito presidente de Guiné

  O candidato Alpha Condé, de oposição, foi eleito presidente...

Antes de Pelé, Dondinho é que era o ídolo em Três Corações (MG)

Por Adilson Barros Façanhas do pai do Rei do...
spot_imgspot_img

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=