Emma Watson faz discurso por igualdade de direitos na ONU

Atriz foi responsável por lançar campanha da entidade em prol da igualdade de gênero

atriz Emma Watson, nomeada há seis meses como Embaixadora da Boa Vontade da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), fez um discurso emocionado na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, no último sábado (20). Ela foi a responsável por lançar a campanha HeForShe (Ele Para Ela, em português), que pretende divulgar entre os homens a ideia similar do feminismo e da luta pela igualdade de gêneros.

Emma explica que da mesma maneira que as mulheres são discriminadas e tratadas com desrespeito em certas ocasiões, os homens também enfrentam a pressão social. “Já vi homens sofrendo de doenças mentais e incapazes de pedir ajuda por medo de que isso soe menos “macho”. Fato é que no Reino Unido o suicídio é a principal causa de mortes entre os homens entre 20 e 49 anos, superando acidentes de carro, câncer e doenças do coração”, disse.

“Já vi homens serem frágeis e inseguros por terem uma imagem distorcida do que é o sucesso masculino. Eles não têm os benefícios da igualdade de gênero assim como nós”. A atriz disse ainda que seu discurso era um “convite formal” para que eles se juntem à causa.

“Quero que os homens participem disso para que suas filhas, irmãs e mães possam ser livres do preconceito e para que seus filhos tenham permissão de serem vulneráveis e humanos – que parem de abandonar algumas partes de si e sejam a versão completa e verdadeira do que podem ser”, completou.

A atriz, estrela da série Harry Potter, comentou ainda que tornou-se quem é hoje devido a liberdade e possibilidade de estudar e tomar suas próprias decisões sem sofrer pressão por ser mulher, mas que, mesmo assim, percebeu as diferenças entre os sexos ao longo de seus 24 anos. “Comecei a sofrer a pressão da sexualidade aos 14 anos pela imprensa. Aos 15, vi que minhas amigas pararem de fazer esporte com medo de ficarem musculosas”.

Aplaudida diversas vezes durante os mais de 10 minutos em que discursou, a atriz registrou ainda o que feminismo significa e convidou os homens a se juntarem à causa: “feminismo é a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais, sejam políticos, econômicos e sociais”.

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Fusão ministerial é “apagão histórico”, afirmam juristas e especialistas

O Instituto Patrícia Galvão ouviu juristas, especialistas, pesquisadores e...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Professores, técnicos e alunos poderão usar o nome social na Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...
-+=