Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2022; vote no seu preferido

18ª edição do prêmio da Folha e Schwab traz destaques em Direitos Humanos e Meio Ambiente e inicia Escolha do Leitor

O combate ao desmatamento e ao racismo estrutural, assim como o fortalecimento da democracia e da educação, estão entre os desafios socioambientais brasileiros endereçados pelas 12 iniciativas finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022.

Realizada pela Folha e pela Fundação Schwab, uma das comunidades irmãs do Fórum Econômico Mundial, a premiação reconhece soluções em quatro categorias nesta sua 18ª edição: Inovação em Meio Ambiente, Destaques na Pandemia, Soluções Comunitárias e Direitos Humanos.

Ao jogar suas lentes para a temática ambiental, a categoria Inovação tem como finalistas Tasso Azevedo (MapBiomas), Mariano Cenamo (Idesam) e Leonardo Gomes (SOS Pantanal) e Mônica Guimarães (Documenta) —estes dois últimos viabilizaram em colaboração as Brigadas Pantaneiras.

Outra novidade deste ano é a categoria dedicada a Direitos Humanos, que tem na final Luana Génot (Instituto Identidades do Brasil – ID_BR), Gabriel Marmentini (Politize!) e Carolina Videira (Turma do Jiló).

“Em sintonia com os grandes temas em debate na sociedade brasileira, o prêmio 2022 dá visibilidade para iniciativas que atuam em biomas ameaçados, como Amazônia e Pantanal, e também para organizações que se destacam na promoção da cidadania, inclusão social e igualdade racial”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

A categoria Soluções Comunitárias traz como finalistas ações inspiradoras lideradas por Carlos Humberto e Antonio Pita (Diaspora.Black), Edson Leite (Gastronomia Periférica) e Tuany Nascimento (Na Ponta dos Pés).

Ainda sob os impactos da Covid-19, o prêmio também chancela iniciativas de Destaques na Pandemia: Priscila Cruz (Todos pela Educação), Tatiana Leite e Murilo Farah (Benfeitoria) e Fabio Lesbaupin e Eduardo Mufarej (Fundo Social Estímulo).

“Os empreendedores sociais brasileiros têm demonstrado resiliência e capacidade para responder aos enormes desafios da crise sanitária, econômica e social durante a pandemia”, afirma Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab, parceira da Folha desde 2005 na realização da premiação no Brasil.


ESCOLHA DO LEITOR


Os vencedores serão conhecidos em 19 de setembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O júri composto de especialistas e personalidades vai escolher quatro vencedores, um em cada categoria.

A disputa se dará entre seis mulheres e dez homens, cinco deles autodeclarados negros, à frente de 12 iniciativas que atuam em causas que vão da inclusão de pessoas com deficiência a afroturismo, passando por educação política e cidadã e gastronomia social.

Os finalistas concorrem ainda na categoria de voto popular, a Escolha do Leitor, que também é uma plataforma para captar doações, e conta com a parceria estratégica de Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro.

Leitores e internautas da Folha vão poder votar até 16 de setembro em sua iniciativa preferida em cada categoria em folha.com/escolhadoleitor2022. E, se quiser, doar para ampliar o impacto das ações, podem fazer por meio de boleto, cartão ou Pix.

Entre os vencedores escolhidos pelo júri e o definido pelo voto popular, um deles será indicado como representante brasileiro entre os Inovadores Sociais do Ano em 2023, de acordo com uma seleção realizada pela Fundação Schwab em todo o mundo.

Em 2022, a brasileira selecionada foi Adriana Mallet, da SAS Brasil, vencedora na categoria Inovação para a Retomada.

“O Prêmio Empreendedor Social é, sem dúvida, um dos maiores reconhecimentos nacionais para quem atua com impacto. Na rotina de quem busca empreender socialmente, é um selo de qualidade para o trabalho realizado e uma alavancagem de credibilidade e visibilidade”, avalia Adriana.

A cofundadora da SAS Brasil integrou, ao lado de Guilherme Brammer (Boomera) e Celso Athayde (Cufa e Holding Favela), selecionados em 2019 e 2020 respectivamente, a delegação brasileira de empreendedores sociais convidados pela Schwab para participar da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos 2022, que voltou a ser presencial após um hiato de dois anos devido à pandemia.

“A premiação no Fórum Econômico Mundial levou a SAS Brasil a um novo patamar de conversas internacionais, sonhando em transformar o acesso à saúde não apenas no Brasil, mas também usar nosso modelo para gerar impacto em escala mundial”, afirma Adriana.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Comissão Arns e Conectas denunciam Bolsonaro na ONU

A Comissão Arns e a Conectas Direitos Humanos levaram,...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

O que diz um jovem líder dos protestos que a Veja identificou e depois esqueceu

Matheus Pries, do MPL, falou do espírito das manifestações...

para lembrar

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

Professora da PUC aceita convite para Direitos Humanos de Temer

Procuradora e professora de direito constitucional e direitos humanos...

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=