Encontro discute empreendedorismo e mulher negra

A manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, foi marcada por um grande encontro na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em São Francisco do Conde. Autoridades e representantes da cultura africana do município se reuniram para realização do EMUNDE – Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo – I Encontro Mulher Negra e Desenvolvimento.

Esteve presentes ao evento, na mesa solene, representando o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Governo, Anailson dos Anjos (Tero); a diretora da UNILAB, em São Francisco do Conde, Nubia Moura; o coordenador do EMUNDE, Edson Costa; a secretária do Meio Ambiente, Silvana Costa; o secretário de Cultura, Osman Ramos; representando o Departamento de Igualdade Racial – DEPIR e o Departamento de Atenção à Mulher – DEAM, Luciana Oliveira e Jaciara Ribeiro, representando a secretária de Políticas de Mulheres do estado, Vera Lúcia Barbosa. Além do vereador Venilson Souza Chaves, o secretário da Fazenda Marivaldo do Amaral, a secretária da Educação Ana Christina Oliveira e a subsecretária da Educação Ussula Flávia, que se fizeram presentes no local.

O encontro foi para fortalecer as organizações de mulheres negras do estado e para construção de estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. Além de ser uma comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, festejado em 25 de julho, e o Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro.

“Temos que celebrar hoje o fato de termos uma secretaria no estado que tem a frente uma mulher negra, sem formação superior, mas que tem toda competência para ocupar o lugar que ocupa. Que possamos fazer com que as políticas públicas para mulheres negras se cumpram”, destacou Jaciara Ribeiro.

A diretora da UNILAB, Nubia Moura, ressaltou a importância da tolerância religiosa. “Que a gente saiba expressar nossa tolerância porque temos uma grande diversidade na nossa sociedade de religiões e precisamos valorizar, principalmente, aquelas que sustentaram um povo sofrido e excluído da sociedade por tanto tempo”, enfatizou Moura.

O coordenador do EMUNDE, Edson Costa, também falou sobre a exclusão dos negros na sociedade. “Nós ainda estamos em um processo de abolição da escravatura. Levou muito tempo para que surgissem leis que nos incluíssem”, concluiu.

 

emunde-1 emunde-2

Fonte: São Francisco do Conde

+ sobre o tema

Taís Araújo fala de diversidade na beleza: “Hoje em dia me sinto mais representada”

Atriz se torna garota-propaganda da Quem Disse, Berenice? e...

Lei das Domésticas cria oportunidade para franquia de R$ 7 mil

Empresa americana Jan-Pro, que atua no segmento de limpeza...

Christine Lagarde é escolhida como a nova diretora-gerente do FMI

Francesa cumprirá mandato de cinco anos começando em 5...

Larissa Mendes, negra e da periferia supera preconceitos para estudar na Poli

Em seu primeiro ano de engenharia civil na USP,...

para lembrar

Mulher, Nordestina, neta de índia e apesar do País, não desiste nunca!

Ela começa mais um dia pensando o que fazer...

França condena ex-marido de Gisèle Pelicot a 20 anos de prisão; caso chocou país

Dominique Pelicot, o marido que passou anos estuprando sua mulher dopada e convidando outros...

Contra retrocesso em leis eleitorais e pelos direitos das mulheres negras

Na última semana, o Congresso Nacional entrou em recesso...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=