Encontro discute empreendedorismo e mulher negra

A manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, foi marcada por um grande encontro na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em São Francisco do Conde. Autoridades e representantes da cultura africana do município se reuniram para realização do EMUNDE – Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo – I Encontro Mulher Negra e Desenvolvimento.

Esteve presentes ao evento, na mesa solene, representando o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Governo, Anailson dos Anjos (Tero); a diretora da UNILAB, em São Francisco do Conde, Nubia Moura; o coordenador do EMUNDE, Edson Costa; a secretária do Meio Ambiente, Silvana Costa; o secretário de Cultura, Osman Ramos; representando o Departamento de Igualdade Racial – DEPIR e o Departamento de Atenção à Mulher – DEAM, Luciana Oliveira e Jaciara Ribeiro, representando a secretária de Políticas de Mulheres do estado, Vera Lúcia Barbosa. Além do vereador Venilson Souza Chaves, o secretário da Fazenda Marivaldo do Amaral, a secretária da Educação Ana Christina Oliveira e a subsecretária da Educação Ussula Flávia, que se fizeram presentes no local.

O encontro foi para fortalecer as organizações de mulheres negras do estado e para construção de estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. Além de ser uma comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, festejado em 25 de julho, e o Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro.

“Temos que celebrar hoje o fato de termos uma secretaria no estado que tem a frente uma mulher negra, sem formação superior, mas que tem toda competência para ocupar o lugar que ocupa. Que possamos fazer com que as políticas públicas para mulheres negras se cumpram”, destacou Jaciara Ribeiro.

A diretora da UNILAB, Nubia Moura, ressaltou a importância da tolerância religiosa. “Que a gente saiba expressar nossa tolerância porque temos uma grande diversidade na nossa sociedade de religiões e precisamos valorizar, principalmente, aquelas que sustentaram um povo sofrido e excluído da sociedade por tanto tempo”, enfatizou Moura.

O coordenador do EMUNDE, Edson Costa, também falou sobre a exclusão dos negros na sociedade. “Nós ainda estamos em um processo de abolição da escravatura. Levou muito tempo para que surgissem leis que nos incluíssem”, concluiu.

 

emunde-1 emunde-2

Fonte: São Francisco do Conde

+ sobre o tema

para lembrar

Xênia França participará do show do cantor britânico Seal no Rock in Rio 2019

Seal vai se apresentar no palco Sunset, no dia...

Jovens negras assumem o cabelo crespo com muita atitude

O orgulho está na pele, no cabelo e na...

Djamila Ribeiro será homenageada como “personalidade do amanhã” pelo governo da França

A filósofa Djamila Ribeiro, Mestre em Filosofia Política pela...

Jovens, negras da periferia: elas são o que querem ser!

Por Nayra Lays, 17 anos, moradora do Grajaú, São...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=