Encontro em Curitiba discute sobre comunidades quilombolas

CURITIBA – Os representantes das comunidades quilombolas do Paraná estão reunidos em Curitiba para a elaboração de um plano de trabalho sobre as principais demandas dessas populações. Segundo a diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da (Seppir), Silvany Euclênio Silva, o principal desafio é a questão da titulação das terras.

“O trabalho com estas comunidades começou a ser feito há cerca de 15 anos e tem avançado, mas ainda há muito por fazer. O Brasil é muito mais quilombola do que imaginamos”, disse a representante do governo ao falar da situação das 4 mil comunidades identificadas em todo o território brasileiro. Desse total, 1,6 mil são certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira.

O Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, localizadas, em sua maioria, no Vale da Ribeira. A população total é de cerca de 5 mil habitantes. As principais demandas levantadas envolverão medidas que deverão ser adotadas em conjunto pelos governos federal, estadual, municipal e os quilombolas.

O plano paranaense será elaborado com base nos quatro eixos principais do Programa Brasil Quilombola: Acesso à Terra, ou seja, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, direitos e cidadania.

Silvany Euclênio Silva adiantou que nos próximos dias a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, estará no Paraná para assinar com o governador Beto Richa um termo de cooperação que possibilitará a execução do plano que está sendo elaborado. O assunto está sendo discutido no lº Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná e no Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que ocorre em Curitiba até a próxima quarta-feira (6).

 

 

Fonte: DCI

+ sobre o tema

para lembrar

Por que as crianças francesas não têm Deficit de Atenção?

Nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em...

Resenha do livro: África e Brasil Africano para a sala de aula

Confira a resenha da autoria de José Alexandre da...

Professora cria museu temporário para celebrar histórias pessoais dos alunos

Para chamar atenção dos estudantes sobre importância e capacidade...

Projeto Asas desenvolve lideranças nas periferias

Diante da dificuldade que o Brasil tem de criar...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=