Encontros no parque: cultura afro-brasileira na educação

A segunda oficina de novembro dos Encontros no parque: cultura afro-brasileira na educação, que será realizada no dia 21/11, das 9h às 13h, no Parque da Água Branca (SP), terá como tema A valorização da cultura afro-brasileira e a capoeira. 

Enviado por Felipe Ibrahim via Guest Post para o Portal Geledés

Com realização da Plataforma do Letramento, da Editora Peirópolis e do Espaço de Leitura, o encontro convida a cineasta, escritora de temas afro-brasileiros e autora do livro Num tronco de Iroko vi a Iúna cantar, Erika Balbino. Os presentes ganharão 5 livros da Editora Peirópolis, dentre eles, o de autoria da palestrante, bem como um certificado de participação.

Qualquer educador interessado no tema pode se inscrever de forma gratuita pelo botão abaixo. São ao todo 30 vagas disponíveis.

botao_inscricao

20151116111853-boxproximosencontros

II Encontro – A valorização da cultura afro-brasileira e a capoeira
Este encontro mostrará aos educadores como a capoeira está inserida em vários nichos da sociedade sem que se tenha verdadeira percepção disso. Por meio de figuras lendárias de religiões de matriz africana, que marcaram profundamente o desenvolvimento da cultura brasileira, inclusive a prática da capoeira e seus instrumentos de percussão, que podem ser usados como atividades em sala de aula como referências. A apresentação também abordará a São Paulo negra.

20151116111503-erica.balbino

Sobre a ministrante
Erika Balbino nasceu na cidade de São Paulo. Formou-se em Cinema com especialização em Roteiro na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e é pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (Celacc/USP). Além de seu envolvimento na cultura afro-brasileira e na umbanda, joga capoeira há catorze anos e desenvolve projeto de pesquisa sobre essa prática na capital paulista. Atualmente está à frente da agência Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo.

Seu livro publicado pela Editora Peirópolis, Num tronco de Iroko vi a Iúna cantar, foi recentemente escolhido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na Feira do Livro para Crianças de Bolonha e na Bienal do Livro de Paris.

20151116112250-erica.balbinoboxendereco_2

+ sobre o tema

Tiger Woods

Eldrick Tont Woods (Cypress, 30 de dezembro de 1975), mais conhecido como Tiger Woods,...

Carlinhos Brown lança ‘Marabô’ e apresenta sua programação de Verão

O CD teve lançamento com 160 mil cópias encartadas...

Pedra Preciosa

"Acho que 90% das entrevistas me perguntam: por que...

Hoje na História, 23 de junho de 1937, nascia Elza Soares

Hoje lembramos o nascimento de uma cantora brasileira de...

para lembrar

Viola Davis vem ao Brasil para promover a estreia do filme “A Mulher Rei”

A vencedora do Oscar® Viola Davis vem ao Brasil para...

Para não esquecer

A polêmica sobre a intenção de se criar um...

Criolo prova sucesso com show lotado no Rec Beat

Por Carolina Santos Foram quase vinte anos de uma...
spot_imgspot_img

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=