Endometriose: os quatro sintomas menos conhecidos da doença

Enviado por / FonteO Globo

Condição afeta 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo e pode causar infertilidade

Dor pélvica, menstruação intensa e dor durante o sexo são sintomas comuns da endometriose. No entanto, há outros sinais que o corpo dá que podem ser indícios da doença. O problema afeta 10% da população feminina mundial, o que equivale a 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A endometriose faz com que tecidos semelhantes ao revestimento do útero cresçam em outros lugares, como nos ovários e nas trompas, causando inflamação e dor.

“É uma doença crônica associada a dor intensa e com impacto na vida durante a menstruação, relação sexual, movimentos intestinais e/ou micção, dor pélvica crônica, distensão abdominal, náusea, fadiga e, às vezes, depressão, ansiedade e infertilidade”, resume a OMS, em comunicado, e alerta: “Os sintomas variáveis ​​e amplos da endometriose significam que os profissionais de saúde não a diagnosticam facilmente e muitas pessoas que sofrem dela têm consciência limitada da doença. Isso pode causar um longo atraso entre o início dos sintomas e o diagnóstico”.

Até o momento, não há cura para a endometriose e o tratamento consiste em controlar os sintomas. Remédios são usados e cirurgias podem ser feitas de acordo com os locais afetados. Esteroides contraceptivos, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos são terapias comuns. Os tratamentos médicos para a endometriose concentram-se na redução do estrogênio ou no aumento da progesterona, a fim de alterar os ambientes hormonais que promovem a endometriose.

Veja abaixo os quatro sintomas pouco conhecidos da endometriose:

Problemas intestinais

Embora a endometriose afete o útero e seja associada a dores menstruais, ela também pode causar problemas intestinais. Por esta razão, a condição é muitas vezes diagnosticada erroneamente como Síndrome do Intestino Irritável (SII) devido aos problemas digestivos que a doença causa, como dor abdominal, inchaço e constipação.

Os sintomas são causados ​​pelo tecido endometrial que se liga aos intestinos e causa inflamação, o que pode levar a sintomas como inchaço, dor abdominal e diarreia.

Ela acrescenta que, em casos graves, o tecido endometrial pode causar um bloqueio no intestino, levando à constipação, náuseas e até vômitos. A endometriose pode causar sangue na urina ou nas fezes durante a menstruação.

Fadiga

Sentir-se cansada também é um sintoma de endometriose. A dor crônica e a inflamação associadas à condição podem contribuir para essa fadiga. No entanto, esse sintoma muitas vezes é negligenciado.

Estar fisicamente exausto pode ser um sintoma debilitante da condição que afeta a vida diária das mulheres, os níveis de estresse e o sono. Acredita-se que a fadiga seja causada pelo esforço do corpo para eliminar a condição, de acordo com a Endometriosis Foundation of America.

Especialistas dizem que o cansaço é resultado da tentativa do corpo de combater as toxinas inflamatórias causadas pela doença.

Dor ao urinar

Assim como o tecido da endometriose pode crescer no intestino, ele também pode crescer ao redor da bexiga, causando irritação. E isso pode causar dores ao urinar.

A endometriose da bexiga pode ser superficial — quando o tecido é encontrado na superfície externa da bexiga — ou mais profunda — quando o tecido é encontrado dentro do revestimento ou parede da bexiga.

Seus sintomas incluem irritação da bexiga, necessidade de urinar com mais frequência, dor quando a bexiga está cheia, sangue ocasional na urina e às vezes dor na área dos rins, de acordo com a Endometriosis UK.

Problemas para engravidar

Muitas mulheres com endometriose lutam para engravidar, mas ainda não se sabe o porquê. Devido à falta de pesquisas, as ligações entre os problemas de fertilidade e a condição não são totalmente conhecidas. Mas os médicos acreditam que pode ser devido ao fato de a doença afetar os órgãos reprodutivos.

Isso pode fazer com que as mulheres precisem fazer uma cirurgia ou passar por fertilização in vitro para engravidar.

Mas é um equívoco dizer que as pessoas com endometriose não serão capazes de conceber naturalmente. No entanto, normalmente é mais difícil engravidar sem o auxílio de técnicas de reprodução assistida.

+ sobre o tema

Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Mariana teve um fax esfregado em seu rosto pela...

Jornal pioneiro contra racismo deu voz a movimento negro há 100 anos

Há 100 anos, a criação de um jornal na...

Autônomo pode baixar aplicativo a partir de hoje para renda de R$ 600

Trabalhador deve receber auxílio emergencial em até 48 horas Por...

‘Não vou usar camiseta nem vou pedir Justiça’, diz a mãe de vítima de chacina

Os amigos de infância Eduardo Oliveira Santos, 41, e...

para lembrar

Jovem vai para UTI com trombose cerebral por pílula anticoncepcional

Em relato no Facebook, Juliana Pinatti conta que tomava...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil....

Libéria decreta emergência nacional por causa do ebola

Países da África Ocidental afetados pelo ébola estão decretando...

A Lei das Cotas e os Povos Indígenas: mais um desafio para a diversidade e para a inclusão social

Gersem Baniwa é Professor da Universidade Federal do Amazonas...
spot_imgspot_img

Lançamento do livro “Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho” reforça a luta por igualdade e inclusão

Na próxima quinta-feira, 20 de março, será lançado o livro "Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho", no Sindicato dos Químicos de São Paulo....

ONU acolhe propostas de Geledés em registro oficial da 69ª CSW

Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a abertura da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na sede da Organização das Nações...

Carta da presidência da COP30 não cita racismo ambiental e afrodescendentes

A Carta da presidência da COP30 enviada à comunidade internacional nesta segunda-feira, 10 de março, pelo presidente da COP30, o brasileiro André Corrêa do...
-+=