Endometriose: os quatro sintomas menos conhecidos da doença

Enviado por / FonteO Globo

Condição afeta 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo e pode causar infertilidade

Dor pélvica, menstruação intensa e dor durante o sexo são sintomas comuns da endometriose. No entanto, há outros sinais que o corpo dá que podem ser indícios da doença. O problema afeta 10% da população feminina mundial, o que equivale a 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A endometriose faz com que tecidos semelhantes ao revestimento do útero cresçam em outros lugares, como nos ovários e nas trompas, causando inflamação e dor.

“É uma doença crônica associada a dor intensa e com impacto na vida durante a menstruação, relação sexual, movimentos intestinais e/ou micção, dor pélvica crônica, distensão abdominal, náusea, fadiga e, às vezes, depressão, ansiedade e infertilidade”, resume a OMS, em comunicado, e alerta: “Os sintomas variáveis ​​e amplos da endometriose significam que os profissionais de saúde não a diagnosticam facilmente e muitas pessoas que sofrem dela têm consciência limitada da doença. Isso pode causar um longo atraso entre o início dos sintomas e o diagnóstico”.

Até o momento, não há cura para a endometriose e o tratamento consiste em controlar os sintomas. Remédios são usados e cirurgias podem ser feitas de acordo com os locais afetados. Esteroides contraceptivos, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos são terapias comuns. Os tratamentos médicos para a endometriose concentram-se na redução do estrogênio ou no aumento da progesterona, a fim de alterar os ambientes hormonais que promovem a endometriose.

Veja abaixo os quatro sintomas pouco conhecidos da endometriose:

Problemas intestinais

Embora a endometriose afete o útero e seja associada a dores menstruais, ela também pode causar problemas intestinais. Por esta razão, a condição é muitas vezes diagnosticada erroneamente como Síndrome do Intestino Irritável (SII) devido aos problemas digestivos que a doença causa, como dor abdominal, inchaço e constipação.

Os sintomas são causados ​​pelo tecido endometrial que se liga aos intestinos e causa inflamação, o que pode levar a sintomas como inchaço, dor abdominal e diarreia.

Ela acrescenta que, em casos graves, o tecido endometrial pode causar um bloqueio no intestino, levando à constipação, náuseas e até vômitos. A endometriose pode causar sangue na urina ou nas fezes durante a menstruação.

Fadiga

Sentir-se cansada também é um sintoma de endometriose. A dor crônica e a inflamação associadas à condição podem contribuir para essa fadiga. No entanto, esse sintoma muitas vezes é negligenciado.

Estar fisicamente exausto pode ser um sintoma debilitante da condição que afeta a vida diária das mulheres, os níveis de estresse e o sono. Acredita-se que a fadiga seja causada pelo esforço do corpo para eliminar a condição, de acordo com a Endometriosis Foundation of America.

Especialistas dizem que o cansaço é resultado da tentativa do corpo de combater as toxinas inflamatórias causadas pela doença.

Dor ao urinar

Assim como o tecido da endometriose pode crescer no intestino, ele também pode crescer ao redor da bexiga, causando irritação. E isso pode causar dores ao urinar.

A endometriose da bexiga pode ser superficial — quando o tecido é encontrado na superfície externa da bexiga — ou mais profunda — quando o tecido é encontrado dentro do revestimento ou parede da bexiga.

Seus sintomas incluem irritação da bexiga, necessidade de urinar com mais frequência, dor quando a bexiga está cheia, sangue ocasional na urina e às vezes dor na área dos rins, de acordo com a Endometriosis UK.

Problemas para engravidar

Muitas mulheres com endometriose lutam para engravidar, mas ainda não se sabe o porquê. Devido à falta de pesquisas, as ligações entre os problemas de fertilidade e a condição não são totalmente conhecidas. Mas os médicos acreditam que pode ser devido ao fato de a doença afetar os órgãos reprodutivos.

Isso pode fazer com que as mulheres precisem fazer uma cirurgia ou passar por fertilização in vitro para engravidar.

Mas é um equívoco dizer que as pessoas com endometriose não serão capazes de conceber naturalmente. No entanto, normalmente é mais difícil engravidar sem o auxílio de técnicas de reprodução assistida.

+ sobre o tema

Fatima Oliveira – Um dilema brasileiro: a Saúde da Mulher na encruzilhada

Como espaço de concertação e definição de rumos, chegou...

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra SECRETARIA EXECUTIVA...

MP investiga denúncia de tráfico de órgãos na USP

Ricardo Senra O Ministério Público de São Paulo está investigando...

“Todos os meus amigos morreram do meu lado ” disse sobrevivente do virus ebola

Por:Sandy Iuke Medeiros No último dia 22 de julho, o...

para lembrar

Salário mais alto causa até separação; mulheres devem ter jogo de cintura

Às vezes é necessário para o símbolo feminino do...

A sexualidade das mulheres nas prisões

Sexualidade é assunto quilométrico. Freud tem uma coleção de...

Mulheres se unem para eleger 1ª parlamentar negra no estado de George Floyd

O estado de Minessota, nos Estados Unidos, nunca teve...

Motoristas argentinos terão de fazer curso sobre igualdade de gênero para ter habilitação

A Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina (ANSV)...
spot_imgspot_img

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=