Enem 2011: cotistas têm nota superior à média da escola privada

Por: LUCIANA COBUCCI

 

Caso a determinação de destinar 12,5% das vagas em universidades federais para as cotas sociais já estivesse valendo em 2011, a elite do ensino público teria nota média maior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do que os estudantes de escolas particulares, segundo análise feita nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A destinação de parte das vagas em instituições públicas de ensino superior para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas foi aprovada este ano no Congresso.

“Se pegarmos os 12,5% melhores das escolas públicas que fizeram o Enem em 2011, temos um desempenho médio de 630 pontos, bem superior à média da rede privada, que é de 569,2 pontos. O topo da rede pública é muito melhor que a média do setor privado. Temos muita segurança de que os melhores da rede pública terão bom desempenho nas universidades, especialmente os 12,5% que é o corte que me interessa para saber como será o desempenho dos cotistas do ano que vem”, afirmou Mercadante.

Em quatro anos, a reserva de vagas nas instituições públicas federais deve subir para 50%. “A dificuldade começa a crescer à medida que aumentamos a cota. Temos um desafio que é melhorar a qualidade do ensino médio para garantir que os alunos de escolas públicas tenham pleno desempenho nas universidades que vão participar”, disse o ministro.

Para evitar a evasão das universidades por conta de possíveis defasagens no ensino, o MEC vai montar um programa específico nas instituições. Entre as ações previstas, estão núcleo de apoio aos cotistas, tutorias e concessão de bolsa de estudo por permanência para alunos de baixa renda terão bolsa de estudo de permanência.

Enem 2011
O desempenho das escolas na edição de 2011 do Enem foi divulgado nesta quinta-feira e pode ser consultado no site do MEC. Segundo o levantamento, das pouco mais de 10 mil escolas analisadas, 47,62% eram privadas. A maior dos estudantes que prestaram o exame (83,86%) tem renda familiar per capita entre um e cinco salários mínimos (de R$ 622,00 a R$ 3,1 mil).

De acordo com o MEC, a média das escolas privadas ficou em 596,2 pontos. Já as escolas da rede pública alcançaram 474,2 pontos. Entre as 100 primeiras colocadas no levantamento, apenas dez são públicas.

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Sueli Carneiro reforça na ONU ideia de Programa de Desenvolvimento Econômico e Social para afrodescendentes

Sueli Carneiro, coordenadora e fundadora de Geledés, participou virtualmente...

“Há ameaça contínua à população afrodescendente decorrente de um projeto de extermínio”

Representantes de Geledés-Instituto da Mulher Negra participaram entre a...

Mais de 5 mil municípios realizam eleições para conselhos tutelares neste domingo

Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e...

para lembrar

Sobre a constitucionalidade das cotas…

Fonte: Lista Racial - por: Reinaldo Bulgarelli - Ações afirmativas e cotas visam...

Responda-me rápido: Mérito é hereditário? por Marcos Romão

por marcos romão Ao perguntar no meu perfil do Facebook sobre a...

Quem tem medo da universidade negra?

Durante consulta aos búzios pedi permissão ao Rei de...

Cotas são uma conquista do povo brasileiro

É preciso que fique claro, que as cotas atuais...
spot_imgspot_img

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

As cotas abrem portas

Um rápido passar de olhos nas fotos da comemoração da aprovação do projeto que reformula a Lei de Cotas nas universidades federais pela Câmara,...

Por que ainda precisamos falar sobre cotas

“…e se tornou o (a) primeiro/primeira da sua família a entrar na Universidade, a ter um diploma universitário”. Você já deve ter lido ou ouvido...
-+=