Enem 2011: cotistas têm nota superior à média da escola privada

Por: LUCIANA COBUCCI

 

Caso a determinação de destinar 12,5% das vagas em universidades federais para as cotas sociais já estivesse valendo em 2011, a elite do ensino público teria nota média maior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do que os estudantes de escolas particulares, segundo análise feita nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A destinação de parte das vagas em instituições públicas de ensino superior para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas foi aprovada este ano no Congresso.

“Se pegarmos os 12,5% melhores das escolas públicas que fizeram o Enem em 2011, temos um desempenho médio de 630 pontos, bem superior à média da rede privada, que é de 569,2 pontos. O topo da rede pública é muito melhor que a média do setor privado. Temos muita segurança de que os melhores da rede pública terão bom desempenho nas universidades, especialmente os 12,5% que é o corte que me interessa para saber como será o desempenho dos cotistas do ano que vem”, afirmou Mercadante.

Em quatro anos, a reserva de vagas nas instituições públicas federais deve subir para 50%. “A dificuldade começa a crescer à medida que aumentamos a cota. Temos um desafio que é melhorar a qualidade do ensino médio para garantir que os alunos de escolas públicas tenham pleno desempenho nas universidades que vão participar”, disse o ministro.

Para evitar a evasão das universidades por conta de possíveis defasagens no ensino, o MEC vai montar um programa específico nas instituições. Entre as ações previstas, estão núcleo de apoio aos cotistas, tutorias e concessão de bolsa de estudo por permanência para alunos de baixa renda terão bolsa de estudo de permanência.

Enem 2011
O desempenho das escolas na edição de 2011 do Enem foi divulgado nesta quinta-feira e pode ser consultado no site do MEC. Segundo o levantamento, das pouco mais de 10 mil escolas analisadas, 47,62% eram privadas. A maior dos estudantes que prestaram o exame (83,86%) tem renda familiar per capita entre um e cinco salários mínimos (de R$ 622,00 a R$ 3,1 mil).

De acordo com o MEC, a média das escolas privadas ficou em 596,2 pontos. Já as escolas da rede pública alcançaram 474,2 pontos. Entre as 100 primeiras colocadas no levantamento, apenas dez são públicas.

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Comissão do Senado aprova cotas para negros em concursos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do...

Ações afirmativas deixarão Defensoria Pública mais democrática

Por Rafael Custódio, Sheila de Carvalho, Silvio Luiz de Almeida e Daniel Teixeira Nesta quinta-feira (23/10),...

Cotas e políticas públicas

Políticas de ação afirmativas, dentre elas as cotas, têm...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=