Entidades de Campinas iniciam campanha permanente contra o racismo

Várias entidades representativas deram início a uma campanha permanente de combate ao racismo em Campinas. A proposta é promover a reflexão e conscientização sobre o problema e alertar a população sobre a necessidade de denunciar os casos envolvendo preconceitos.

O plano nacional da juventude viva do Governo Federal aponta que no ano de 2010 foram registrados no país quase 50 mil homicídios, sendo que mais da metade desses casos envolveu jovens. Entre os jovens mortos, mais de 75% eram negros.

Nesta quarta-feira, diversas entidades estiveram reunidas no plenarinho da Câmara Municipal para o lançamento da campanha. De acordo com a representante do grupo Força da Raça, Edna Almeida Lourenço, é necessário que as entidades se unam para não deixar que os direitos das pessoas que são vítimas de racismo sejam esquecidos. A coordenadora dos agentes da pastoral negros e negras de Campinas, Aparecida do Carmo Campos, afirma que é fundamental a participação do poder público nas ações de combate ao racismo.

O vereador Carlão, afirma que uma das propostas que serão apresentadas nos próximos dias diz respeito à reativação dos serviços de proteção a população negra de Campinas. Segundo ele, os serviços existem, mas não funcionam por falta de investimentos. O interessado em outras informações sobre a campanha, deve acessar o site www.eracismo.wix.com/eracismo.

 

Campinas: Após assalto em bairro luxuoso, PM dá ordem para abordar ‘negros e pardos’

Fonte: CBN Campinas

+ sobre o tema

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=