Ban Ki-moon diz que “racismo ainda é ameaça” em todo o mundo

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para a data, observada em 25 de março de 2013.

 

“O comércio de escravos durou 400 anos e fez mais de 15 milhões de vítimas. Os africanos e as pessoas de ascendência africana foram vítimas desses atos brutais e continuam sofrendo suas consequências.

No Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, dizemos ao mundo que nunca esqueça este crime contra a humanidade.

Não devemos nunca esquecer as torturas, os estupros e os inocentes assassinados, homens, mulheres e crianças, as famílias que foram separadas, as vidas que foram interrompidas e as horríveis condições nos navios negreiros, nas plantações e nos mercados de escravos. Estas degradações não podem ser enterradas pelo tempo, elas devem ser examinadas e compreendidas.

Ao refletir sobre as consequências desta tragédia contemporânea, vamos lembrar a coragem daqueles que arriscaram tudo pela liberdade e daqueles que os ajudaram nesse caminho perigoso. A sua coragem deve nos inspirar na luta contra as formas contemporâneas de escravidão, o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância correlata.

Neste ano, juntamente com a reflexão solene, temos um motivo especial para comemorar. Lembramos os 150 anos desde que Abraham Lincoln libertou milhões de afro-americanos da escravidão.

Este ano marca também outros acontecimentos importantes. Em 1833, a escravidão terminou no Canadá, nas Índias Ocidentais Britânicas e no Cabo da Boa Esperança. Há 170 anos, em 1843, a Lei da Escravatura Indígena foi assinada. A escravidão foi abolida há 165 anos na França, há 160 anos na Argentina, há 150 anos nas ex-colônias holandesas e há 125 anos no Brasil.

Neste dia, comprometamo-nos a honrar e restaurar a dignidade das pessoas afetadas e intensificar os esforços para eliminar os resquícios de escravidão que ainda persistem em nosso mundo.”

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

Racismo mata: o caso do Carrefour e outros tantos Brasil adentro

20 de Novembro é Dia da Consciência Negra. Conquista...

Os negros, as cotas e as elites

Por João Dell'Aglio     Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF),...

‘Traz um café?’: microagressões racistas nos fazem duvidar de nosso mérito

Meu primeiro emprego foi num estúdio fotográfico. Eu estudava...

para lembrar

Do Apartheid à democracia multirracial

TAYRONE DI MARTINO   A cultura africana é marcada pelo culto...

Atrizes ganham apoio de famosos após denúncia de racismo nos bastidores de ‘Nos Tempos do Imperador’

As artistas que denunciaram racismo nos bastidores da novela Nos...

Sejamos generosos com o tempo: com o seu e com o do outro

Em sua nova coluna, Isis Vergilio reflete sobre o...

Preta Ferreira desabafa: ‘Estou presa porque nasci mulher, preta e pobre’

A ativista por moradia, presa junto com sua família...
spot_imgspot_img

Post da PM mostra policiais com braço erguido em frente a cruz em chamas

Um perfil do 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de São José do Rio Preto, publicou no Instagram um vídeo em que...

Assassinatos de jovens negros por polícia serão denunciados em fórum da ONU

Entre 14 e 17 de abril, acontece na sede da ONU, em Nova York, a 4ª edição do Fórum Permanente de Afrodescendentes, com o...

Senegaleses protestam em SP pelo assassinato de ambulante: ‘Não foi uma fatalidade’

Centenas de pessoas caminharam pelo centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (14), exigindo justiça para o senegalês Ngange Mbaye, mais uma vítima da...
-+=