seminário mulheres no carnaval
“O principal objetivo do encontro é salientar a importância da mulher na construção da maior manifestação de cultura popular brasileira – o CARNAVAL, que durante décadas foi construído e estimulado por mulheres através de suas ações nos bastidores e que hoje são protagonistas e garantem sua inclusão e participação de forma efetiva e empoderada”, diz trecho do release de divulgação da atividade.
Enfrentar a desigualdade de gênero
“O evento aproveita a semana em que é comemorado o Dia Nacional do Samba (02/12) para discutir a discriminação existente no Brasil, além de apresentar caminhos possíveis para enfrentamento dessa realidade na busca de visibilidade, respeito e proteção legal”, completa o texto do release informativo.
A mesa do seminário será constituída pela deputada Leci Brandão que durante anos comentou o carnaval, sempre destacando a presença feminina; Dilma de Melo Silva, da ECA-USP e especialista em Cultura Brasileira segmento Africano; Laura I.P e Silva, a Laurinha, presidente da Embaixada do Samba Paulistano; Tia Cida, pastora e representante das comunidades de samba Berço de São Matheus e Maria Cursi e Débora Eloísa Justino, Bloco Carnavalesco Mocidade Independente da Zona Leste. A mediação será feita pela vice-presidente da Unegro estadual, Rosa Anacleto.
Serviço
Seminário “Feminilidade no samba: A Influência do Carnaval na vida das mulheres”
Dia: 7 de dezembro
Hora: 18h
Local: Auditório deputado Paulo Kobayashi (Assembleia Legislativa de São Paulo – Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo)
Fonte: Correio do Brasil