Equidade racial e de gênero em debate com CEOs

Com o objetivo de discutir diversidade no âmbito corporativo, principalmente a partir da inserção de negros e negras em cargos estratégicos de empresas no Brasil, dois encontros estão movimentando o mundo corporativo.

Por Mauricio Pestana, do ISTOÉ DINHEIRO

Foto: rawpixel.com

O primeiro evento foi promovido pela Amcham (Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos), no dia 16 de abril, e foi estruturado em dois painéis para tratar a temática. A primeira mesa foi composta por três funcionários negros com cargos de prestígio e que atuam em corporações que incluíram ações afirmativas em seus quadros. O debate girou em torno da relevância de a alta gestão abranger esta pauta, levando em consideração que negros geralmente enfrentam mais dificuldades no acesso à educação e necessitam de um acolhimento maior.

A segunda mesa foi composta por três CEOs de renome no Brasil, sendo Théo Van Der Loo, da Bayer, Cristina Palmaka, da SAP, e Noel Priox, do Carrefour. A mesa traçou perspectivas sobre cotas raciais no Brasil, metas de inclusão de negros, desde estagiários a cargos de decisão, além do ponderar estrategicamente a permanência e ascensão de afro-brasileiros, já que, como destacou o Théo Van Der Loo da Bayer, “pensar em diversidade não é algo de esquerda ou direita, mas, sim, pensar o Brasil e a justiça. Pois se mais de 50% da população é negra, é justo que haja um reflexo do que é a sociedade nas corporações, sobretudo nos cargos de comando”.

Na próxima quarta-feira, 16, voltam a se reunir, no MIS (Museu da Imagem e do Som), vários CEOs, para tratar do mesmo tema, incluindo também a questão de Gênero. Esse segundo encontro, com certeza, será mais enfático por três motivos. Primeiro, porque ocorre na semana em que se celebra os 130 anos de abolição da escravatura. Segundo, por conta da discussão de gênero, pauta do dia nas empresas. E, por fim, será aberto ao público com inscrições gratuitas.

Trata-se do lançamento da plataforma digital  Brasil Diverso, uma iniciativa catalisadora de tendências voltada para a equidade de raça e gênero nas empresas de todo o País a partir do prestígio e experiência de seus membros, que incluem líderes empresariais e entidades atuantes em diversidade no mundo do trabalho. O evento conta com palestrantes do gabarito de Álvaro Jabur Júnior, CEO da Camisaria, Rachel Maia, executiva de negócios e ex-Pandora, Maria Ângela de Jesus, executiva do Netflix, além de Théo van der Loo.

A levar pelos pesos pesados que estarão discutindo o tema, assim como o público alvo que são CEOs de grandes corporações, profissionais de RH e tomadores de decisões, estamos realmente no caminho de equacionar os difíceis problemas envolvendo gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro.

+ sobre o tema

para lembrar

Desemprego entre negros, mulheres e jovens é duas vezes maior que a média

Por: Cristiane Bonfanti   A pernambucana Josefa Aparecida da Silva, 29...

Mesmo informados, 45% dos brasileiros fizeram sexo sem camisinha em 2013

Os brasileiros conhecem a importância do uso da camisinha...

Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto

'É muito fácil declarar alguns valores que o mundo...
spot_imgspot_img

Mulheres negras são quase o dobro de vítimas de câncer agressivo, diz estudo do Inca

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgado nesta terça-feira (1º) em um evento na sede em Vila Isabel, na Zona Norte do...

Carreta do programa Mulheres de Peito realiza exames gratuitos de mamografia em Jacareí; confira

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito realizará atendimentos em Jacareí a partir desta segunda-feira (30), com exames gratuitos de mamografia para as mulheres. Os exames...

Geledés – Instituto da Mulher Negra promove hoje na ONU debate sobre questões raciais e governança global

Tendo como mediador seu assessor internacional, Gabriel Dantas, o Geledés realiza hoje um evento paralelo durante a 57ª sessão do Conselho de Direitos Humanos....
-+=