quinta-feira, setembro 16, 2021
InícioÁreas de AtuaçãoEducaçãoErica Malunguinho tem ação decisiva para apoio institucional da USP aos estudantes...

Erica Malunguinho tem ação decisiva para apoio institucional da USP aos estudantes trans

Além da verba destinada ao projeto, a ação do coletivo resultou na cessão de 14 bolsas, por meio do Programa Unificado de Bolsas da USP

A deputada Erica Malunguinho teve papel importante na abertura de diálogo com a USP em iniciativa que culminou na destinação de cerca de R$180 mil para projetos de pesquisa da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo e cessão de 14 bolsas para trans por meio do Programa Unificado de Bolsas da USP.

Malunguinho solicitou audiência com a reitoria da USP para discutir políticas de ação afirmativa para a população trans e negra na instituição. Entre as pautas apresentadas em abril, estiveram ampliações de medidas de efetivação dos direitos já conquistados pelas pessoas trans, como a utilização do nome social e do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero que cada estudante se identifica, além de questionamentos sobre perspectivas de implementação de cotas para travestis e transexuais na USP, diz o comunicado enviado de sua assessoria ao Observatório G.

Dentre as pautas apresentadas, destaca-se o combate à transfobia em escolas de ensino básico e na Universidade de São Paulo, o auxílio jurídico a pessoas trans em situação de cárcere, e mais.

Nos últimos meses, a deputada estadual Erica Malunguinho (PSol-SP), barrou a votação do projeto de lei (PL) estadual 504/2020 com a sua emenda. A PL tinha como objetivo proibir “publicidade que contenha alusão a ‘preferências sexuais’ e a movimentos sobre diversidade sexual relacionada a crianças”.

RELATED ARTICLES