Erika Hilton faz história e é 1ª mulher negra e trans à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Enviado por / FonteDo Hypeness

A vereadora mulher com mais votos na última eleição municipal, Erika Hilton (Psol) acaba de ser novamente eleita. Desta vez, por unanimidade, ela se torna presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de São Paulo. Assim, Erika se torna a primeira mulher negra a ocupar cargo de presidência de Comissão no parlamento paulista, bem como primeira pessoa trans a ocupar a presidência de uma Comissão.

Com ninguém menos que Eduardo Suplicy (PT) na vice-presidência do grupo, a comissão também é composta pelos vereadores Paulo Frange (PTB), Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) e Xexéu Tripoli (PSDB).

“Trabalharemos em projetos para minimizar o racismo em São Paulo. Para construir caminhos sólidos na luta antirracista a partir das instituições. A comissão pretende valorizar e aproximar os grupos que já atuam nessas frentes”, disse a vereadora à revista CartaCapital.

Na última semana, durante a primeira reunião da Comissão, Erika aprovou dois requerimentos de audiência pública. A primeira trata políticas de segurança alimentar na capital e a segunda fala sobre “os desafios das(os) trabalhadoras(es) do comércio ambulante”.

“Tenho certeza que, graças ao empenho de vossas excelências, essa Comissão será muito bem-sucedida e que, ao final, nós olharemos para trás com admiração e muito orgulho do trabalho que iremos realizar aqui”, disse a vereadora no final da sessão.

Nas redes sociais, a vereadora reafirmou seu posicionamento: “É urgente nos reorganizarmos para, pedagogicamente, contra-atacar e resgatar os valores dos direitos humanos, os direitos universais, a partir da luta concreta da nossa cidade”. Erika ainda disse que criará “mecanismos de prevenção e superação das mazelas e violências contra as maiorias sociais minorizadas”.

Fonte: Hypeness

 

+ sobre o tema

Alisando o Nosso Cabelo, por Bell Hooks

Apesar das diversas mudanças na política racial, às mulheres...

8 de março: O que esperar do orçamento e das políticas para as mulheres em 2010?

Neste 8 de março, aproveitamos para trazer às mulheres...

Casais homoafetivos viram ‘pães’ no Dia dos Pais

De acordo com o IBGE, 16% das famílias brasileiras...

para lembrar

Michael B. Jordan agora só fará filmes com “cláusula de inclusão”

Michael B. Jordan anunciou que sua produtora adotará a...

Sakamoto: Que tal processar Tufão pela Lei Maria da Penha?

Eu era viciado em novelas – na época de...

Senado vota projeto que estende Lei Maria da Penha a namorados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

A revolução feminista não será televisionada

Ciclo de debates “Quem tem medo das mulheres no...
spot_imgspot_img

‘Abuso sexual em abrigos no RS é o que ocorre dentro de casa’, diz ministra

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, considera que a violência sexual registrada contra mulheres nos abrigos que recebem desalojados pelas enchentes no Rio Grande...

ONU cobra Brasil por aborto legal após 12 mil meninas serem mães em 2023

Mais de 12,5 mil meninas entre 8 e 14 anos foram mães em 2023 no Brasil, num espelho da dimensão da violência contra meninas...

Após um ano e meio fechado, Museu da Diversidade Sexual anuncia reabertura para semana da Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Depois de ser interditado para reformas por cerca de um ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo, vai reabrir...
-+=