Erika Hilton faz história e é 1ª mulher negra e trans à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Enviado por / FonteDo Hypeness

A vereadora mulher com mais votos na última eleição municipal, Erika Hilton (Psol) acaba de ser novamente eleita. Desta vez, por unanimidade, ela se torna presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de São Paulo. Assim, Erika se torna a primeira mulher negra a ocupar cargo de presidência de Comissão no parlamento paulista, bem como primeira pessoa trans a ocupar a presidência de uma Comissão.

Com ninguém menos que Eduardo Suplicy (PT) na vice-presidência do grupo, a comissão também é composta pelos vereadores Paulo Frange (PTB), Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) e Xexéu Tripoli (PSDB).

“Trabalharemos em projetos para minimizar o racismo em São Paulo. Para construir caminhos sólidos na luta antirracista a partir das instituições. A comissão pretende valorizar e aproximar os grupos que já atuam nessas frentes”, disse a vereadora à revista CartaCapital.

Na última semana, durante a primeira reunião da Comissão, Erika aprovou dois requerimentos de audiência pública. A primeira trata políticas de segurança alimentar na capital e a segunda fala sobre “os desafios das(os) trabalhadoras(es) do comércio ambulante”.

“Tenho certeza que, graças ao empenho de vossas excelências, essa Comissão será muito bem-sucedida e que, ao final, nós olharemos para trás com admiração e muito orgulho do trabalho que iremos realizar aqui”, disse a vereadora no final da sessão.

Nas redes sociais, a vereadora reafirmou seu posicionamento: “É urgente nos reorganizarmos para, pedagogicamente, contra-atacar e resgatar os valores dos direitos humanos, os direitos universais, a partir da luta concreta da nossa cidade”. Erika ainda disse que criará “mecanismos de prevenção e superação das mazelas e violências contra as maiorias sociais minorizadas”.

Fonte: Hypeness

 

+ sobre o tema

para lembrar

O estilão inconfundível de Luiza Bairros e o Dia da Mulher Negra

“Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, realizou-se...

46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos...

Nota de falecimento – Maria da Penha Santos Lopes Guimarães

É com profundo pesar que a Seção São Paulo...

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=