Escritor caribenho Derek Walcott, Nobel de Literatura de 1992, morre em Santa Lúcia aos 87 anos

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1992, Derek Walcott, nascido em Santa Lúcia, em 1930, morreu em casa nesta sexta-feira (17/03) aos 87 anos, após enfrentar uma longa doença, informou a família.

Do Opera Mundi

Walcott nasceu em Castries, nas Antilhas Menores. A experiência de crescer em uma ilha vulcânica isolada, ex-colônia britânica, teve forte influência na vida e no trabalho do escritor.

Seu pai, um aquarelista boêmio, morreu quando Derek e seu irmão gêmeo, Roderick, eram pequenos e sua mãe dirigia a escola metodista da cidade. Após estudar no St. Mary’s College, na sua cidade, e na Universidade de West Indies, na Jamaica, Walcott foi, em 1953, para Trindade e Tobago, onde trabalhou como crítico de arte.

Em Trinidade também deu aulas e ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller para estudar em Nova York. Seis anos depois, quando retornou a Trinidade, fundou seu próprio grupo de teatro, o “Trinidad Theatre Workshop”. Foi lá que ele apresentou suas primeiras obras teatrais.

EFE/Jeffrey Arguedas

Em 1962, colheu seu primeiro sucesso literário com a antologia “In a Green Night”, publicada em Londres e que reunia poemas escritos por Walcott entre 1948 e 1960. Depois de dar aulas em várias universidades do Caribe, no início da década de 80 fixou residência nos Estados Unidos e em 1984 começou a ensinar Arte Dramática e Literatura na Universidade de Boston.

Em 8 de outubro de 1992, a Academia Sueca decidiu dar a ele o Prêmio Nobel de Literatura, dotado com 6,5 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão). Parte do dinheiro foi destinado à construção de um centro artístico em Rat Island, inaugurado em janeiro de 1996.

Um dia depois de receber o Nobel, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou sua nomeação para membro da Comissão Mundial da Cultura e o Desenvolvimento. Além disso, ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Alcalá de Henares, em junho de 1994.

Walcott é considerado pela crítica como um dos principais poetas de língua inglesa. Sua obra, integrada por poesia e peças teatrais, é muito marcada por sua origem caribenha e pela “mestiçagem” de culturas e raças de sua família.

Derek Walcott estava divorciado e deixa três filhos.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

África e Brasil: unidos pela história e pela cultura

Acosta oeste africana e o litoral brasileiro já estiveram...

“A prenda”, uma história encantadora declamada por Mia Couto

A PRENDA Do Conti Outra O menino recebeu a dádiva. Era o seu...

Morre aos 62 anos o ator Antônio Pompêo

O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em...

Silas de Oliveira: o compositor de alguns dos mais belos sambas-enredo de todos os tempos

Sambista fundador da escola de samba Império Serrano, freqüentava...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=