Escritor caribenho Derek Walcott, Nobel de Literatura de 1992, morre em Santa Lúcia aos 87 anos

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1992, Derek Walcott, nascido em Santa Lúcia, em 1930, morreu em casa nesta sexta-feira (17/03) aos 87 anos, após enfrentar uma longa doença, informou a família.

Do Opera Mundi

Walcott nasceu em Castries, nas Antilhas Menores. A experiência de crescer em uma ilha vulcânica isolada, ex-colônia britânica, teve forte influência na vida e no trabalho do escritor.

Seu pai, um aquarelista boêmio, morreu quando Derek e seu irmão gêmeo, Roderick, eram pequenos e sua mãe dirigia a escola metodista da cidade. Após estudar no St. Mary’s College, na sua cidade, e na Universidade de West Indies, na Jamaica, Walcott foi, em 1953, para Trindade e Tobago, onde trabalhou como crítico de arte.

Em Trinidade também deu aulas e ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller para estudar em Nova York. Seis anos depois, quando retornou a Trinidade, fundou seu próprio grupo de teatro, o “Trinidad Theatre Workshop”. Foi lá que ele apresentou suas primeiras obras teatrais.

EFE/Jeffrey Arguedas

Em 1962, colheu seu primeiro sucesso literário com a antologia “In a Green Night”, publicada em Londres e que reunia poemas escritos por Walcott entre 1948 e 1960. Depois de dar aulas em várias universidades do Caribe, no início da década de 80 fixou residência nos Estados Unidos e em 1984 começou a ensinar Arte Dramática e Literatura na Universidade de Boston.

Em 8 de outubro de 1992, a Academia Sueca decidiu dar a ele o Prêmio Nobel de Literatura, dotado com 6,5 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão). Parte do dinheiro foi destinado à construção de um centro artístico em Rat Island, inaugurado em janeiro de 1996.

Um dia depois de receber o Nobel, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou sua nomeação para membro da Comissão Mundial da Cultura e o Desenvolvimento. Além disso, ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Alcalá de Henares, em junho de 1994.

Walcott é considerado pela crítica como um dos principais poetas de língua inglesa. Sua obra, integrada por poesia e peças teatrais, é muito marcada por sua origem caribenha e pela “mestiçagem” de culturas e raças de sua família.

Derek Walcott estava divorciado e deixa três filhos.

+ sobre o tema

Ensaio poderoso explora a identidade de pessoas albinas na África

Sentir-se como um estranho, mesmo que em terras familiares,...

Serena Williams perde, e Rio vê mais uma estrela número 1 fora da Olimpíada

A Olimpíada do Rio de Janeiro definitivamente não sorriu...

para lembrar

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Filha de Nelson Mandela visita hotel da seleção em Joanesburgo

Zenani vai à concentração da equipe brasileira para retribuir...

A primeira foto de Serena Williams com sua filha, Alexis Olympia, está entre nós

Com vocês, Alexis Olympia Ohanian Jr. Este é o nome...

Carlinhos Brown: “Tenho gênio na família”

Um dos jurados do The Voice Kids, Carlinhos Brown,...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=