Escritor caribenho Derek Walcott, Nobel de Literatura de 1992, morre em Santa Lúcia aos 87 anos

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1992, Derek Walcott, nascido em Santa Lúcia, em 1930, morreu em casa nesta sexta-feira (17/03) aos 87 anos, após enfrentar uma longa doença, informou a família.

Do Opera Mundi

Walcott nasceu em Castries, nas Antilhas Menores. A experiência de crescer em uma ilha vulcânica isolada, ex-colônia britânica, teve forte influência na vida e no trabalho do escritor.

Seu pai, um aquarelista boêmio, morreu quando Derek e seu irmão gêmeo, Roderick, eram pequenos e sua mãe dirigia a escola metodista da cidade. Após estudar no St. Mary’s College, na sua cidade, e na Universidade de West Indies, na Jamaica, Walcott foi, em 1953, para Trindade e Tobago, onde trabalhou como crítico de arte.

Em Trinidade também deu aulas e ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller para estudar em Nova York. Seis anos depois, quando retornou a Trinidade, fundou seu próprio grupo de teatro, o “Trinidad Theatre Workshop”. Foi lá que ele apresentou suas primeiras obras teatrais.

EFE/Jeffrey Arguedas

Em 1962, colheu seu primeiro sucesso literário com a antologia “In a Green Night”, publicada em Londres e que reunia poemas escritos por Walcott entre 1948 e 1960. Depois de dar aulas em várias universidades do Caribe, no início da década de 80 fixou residência nos Estados Unidos e em 1984 começou a ensinar Arte Dramática e Literatura na Universidade de Boston.

Em 8 de outubro de 1992, a Academia Sueca decidiu dar a ele o Prêmio Nobel de Literatura, dotado com 6,5 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão). Parte do dinheiro foi destinado à construção de um centro artístico em Rat Island, inaugurado em janeiro de 1996.

Um dia depois de receber o Nobel, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou sua nomeação para membro da Comissão Mundial da Cultura e o Desenvolvimento. Além disso, ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Alcalá de Henares, em junho de 1994.

Walcott é considerado pela crítica como um dos principais poetas de língua inglesa. Sua obra, integrada por poesia e peças teatrais, é muito marcada por sua origem caribenha e pela “mestiçagem” de culturas e raças de sua família.

Derek Walcott estava divorciado e deixa três filhos.

+ sobre o tema

UA denuncia execução indiscriminada de negros na Líbia

Rebeldes líbios estariam executando indiscriminadamente pessoas negras por "confundirem"...

Fundação Cultural Palmares certifica mais 44 comunidades quilombolas em quatro estados

Por Daiane Souza, FCP A Fundação Cultural Palmares (FCP) acaba de certificar...

Olodum realiza ensaio e inicia festejos pelo mês da consciência negra

Festa está marcada para começar às 14h deste domingo,...

para lembrar

Companhia aérea coloca imagem de Mandela em avião para comemorar seu aniversário de 93 anos

A companhia sul-africana "South African Airways" (SAA) apresentou hoje...

Chuvas que atingem o Nordeste deixam 20 mortos

As fortes chuvas que atingem a região Nordeste já...

Nhá Chica será primeira beata negra do Brasil

Francisca Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica,...

O NEGRO E O SOCIALISMO: Octavio Ianni

  Um livro de: Octavio IanniBenedita da SilvaGevanilda...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=