Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

Enviado por / FonteDo DASartes

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans, monumentos controversos de figuras históricas estão sendo demolidos.

Agora Pittsburgh é a próxima. A cidade vai derrubar uma estátua representando o compositor Stephen Collins Foster com um escravo sentado perto de seus pés enquanto toca o banjo. Acredita-se que ele representa “Tio Ned”, que é o personagem-título de uma música de Foster. Em seu lugar, a cidade vai instalar a estátua de uma mulher afro-americana que teve impacto em Pittsburgh.

A cidade anunciou a decisão em um comunicado de imprensa na semana passada. A nova estátua será a primeira da cidade a homenagear uma mulher negra.

Em um comunicado, o prefeito de Pittsburgh, William Peduto, diz: “A cidade de Pittsburgh acredita na inclusão e na igualdade, e garante que todos possam se ver na arte ao seu redor. É imperativo, então, que nossa arte pública reflita a diversidade de nossa cidade e que, consequentemente, representemos nossos diversos heróis. ”

Como relata o Pittsburgh Post-Gazette, a estátua de Foster deve ser removida do Schenley Plaza, um parque público perto da Universidade de Pittsburgh, no próximo mês. A comissão de artes da cidade primeiro recomendou sua remoção em outubro de 2017.

Conhecido como o “primeiro compositor da América”, as contribuições de Foster para a música incluem a composição das músicas “Oh! Susannah ”e“ My Old Kentucky Home ”.
Foster morreu em 1864. O monumento de 3 metros de altura em sua honra foi esculpido em 1900 e foi transferido para sua localização atual em 1944, relata Voon. Há muito vem sendo criticado por representar o banjo negro de maneira condescendente e racista.

Pittsburgh está agora pedindo a ajuda do público na nomeação de uma mulher negra para comemorar no lugar da estátua de Foster.

“Como a estátua de Stephen Foster deve ser removida de seu local atual em abril, a cidade tem uma oportunidade única de construir algo em seu lugar, honrando o legado das mulheres afro-americanas e sua impressionante liderança em Pittsburgh”, diz Peduto.

Foto em destaque: Reprodução/DASartes

+ sobre o tema

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...

Quem foi Ella Baker, a “mãe” do movimento por direitos civis

Dizem que “por trás de um grande homem, existe...

Para derrubar o racismo é indispensável que o homem negro e a mulher negra tenham essa conversa.

Conhecido internacionalmente pela luta contra o racismo, pelo panafricanismo...

Elsimar Coutinho e o domínio sobre o corpo de mulheres negras e seus filhos

No turbilhão de conteúdos que lotaram as redes sociais...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=