Espaço Público? Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

A esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta recebe diariamente milhares de pessoas. São distintos perfis de cidadãos que circulam pela área de segunda à sexta-feira, num ritmo frenético de trabalho em um dos pontos da cidade que ainda concentra importantes instituições financeiras.

Uma das mais tradicionais é o Banco Safra, cujo prédio discreto, de granito marrom, vidros fumês e logomarca cor de laranja está instalado há um bom tempo e, de certa maneira, já se transformou em um ponto de referência importante.

A partir da noite de sexta-feira o mesmo local altera radicalmente a sua dinâmica e os tipos de frequentadores. Cada vez mais a calçada larga da avenida coração de São Paulo é ocupada por skatistas que fazem manobras radicais entre os transeuntes; candidatos a instrumentistas usam o espaço para apresentar repertórios nem sempre conhecidos e inúmeros performáticos têm ali um palco livre para várias manifestações.

É saudável ver tanta gente transitando ou simplesmente encontrando amigos antes de seguir para as baladas. Ocorre que a administração de um dos bancos mais sólidos do mundo, fissurada por segurança, decidiu impedir que aos finais de semana o povo ocupe a sua calçada. É triste ver aquelas grades limitando a liberdade de acesso das pessoas que fazem daquela esquina um lugar público, em que a diversidade é visível e tribos diferentes coexistem de forma pacífica.

A meu ver, com essa atitude, o Banco Safra perde uma oportunidade de se aproximar das pessoas e de contribuir para que o passeio seja um espaço de convivência entre todos e não uma área reservada para alguns ou como, neste caso, para ninguém. Essa prática combina muito bem com a frieza do granito marrom da fachada do prédio e com o vazio do cercadinho impedindo que a vida pulse ali. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=