Especial de A TARDE recebe prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

Capa do caderno especial sobre trabalho dos negros

 

O caderno especial Produtores de Owó, publicado na edição de 20 de novembro de 2009 do Jornal A TARDE, recebeu o prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo Regional, na categoria Mídia Impressa I. A TARDE divide o primeiro lugar com o jornal O Povo, do Ceará, com A trilogia Autoestima Cearense.

 

O especial, idealizado pela repórter Cleidiana Ramos, com a participação dos repórteres Meire Oliveira, Alana Fraga, Juracy dos Anjos e Tassia Correia, além do repórter fotográfico Haroldo Abrantes foi publicado no Dia Nacional da Consciência Negra e trouxe matérias sobre o trabalho da população negra na economia baiana.

 

Cleidiana Ramos, idealizadora e editora do caderno, diz como surgiu a proposta da matéria. “A comunidade negra sempre foi empreendedora e importante para a economia do Estado. Desde a greve de 1857, quando os escravos de ganho e os negros alforriados decretaram uma greve que paralisou a cidade por duas semanas, até os dias de hoje, a população negra nos mostra sua importância em nossa economia”, diz.

 

A jornalista comenta, também, como o trabalho em equipe foi importante na construção do caderno. “O interessante no especial é que, desde a construção da pauta, houve uma discussão entre nós, do jornal, com representantes dos movimentos negros organizados, sociedade civil e especialistas a fim de trazer novas ideias de como abordar o tema. Além disso, em uma parceria com o Instituto de Mídia Étnica, trouxemos a estudante Juliana Dias para fazer parte da elaboração do caderno.”.

 

A coordenadora de Cadernos Especiais de A TARDE, Simone Ribeiro, diz que a conquista do prêmio é, antes de tudo, “um estímulo para fazer mais e melhor”. Meire Oliveira, repórter do especial, salienta: “Tentamos mostrar às pessoas como a cultura negra é parte de nossa construção enquanto baianos”.

 

Com a vitória regional, a série Produtores de Owó concorrerá à premiação nacional. “Independentemente de prêmio, levamos a pauta às pessoas e aos professores, que já começam a utilizar o material como complemento didático. Este é o maior prêmio que poderíamos ter recebido”, finaliza Cleidiana.

 

 

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...