Especialistas opinam sobre a “psicologia cristã”, defendida por Marisa Lobo

Após cassação de Marisa Lobo, psicólogos explicam a diferença entre ser cristão e exercer o cristianismo na profissão

Por Isadora Otoni

Na sexta-feira passada (23), Marisa Lobo foi cassada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Ela alegou à Fórum que a decisão era perseguição religiosa, visto que não a deixaram se denominar como “psicóloga cristã”. “Não sou eu homofóbica, esse povo que é cristofóbico”, declarou Lobo.

Os especialistas Valter da Mata, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia, e Jaqueline Gomes de Jesus, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, opinaram sobre a “psicologia cristã”. Para eles, o profissional deve manter a laicidade de seu trabalho. Confira as duas entrevistas abaixo.

Fórum – É permitido o exercício da “psicologia cristã”?

Jaqueline Gomes de Jesus – É importante se entender o saber-fazer psicólogo para se responder adequadamente a essa questão. A Psicologia é uma ciência-profissão, fundamentada no rigor científico, por meio da aplicação de conhecimentos e técnicas cientificamente testados, e orientada para o atendimento às demandas da sociedade, respeitando princípios éticos como o da laicidade.

Nesse sentido, compreendo que a questão não é se é permitido algo denominado “psicologia cristã”, o que precisamos nos perguntar é se é possível existir uma psicologia que também seja religiosa, no caso, cristã. Minha resposta é não. O que quer que se queira chamar de Psicologia Cristã, um termo em si mesmo equivocado, não pode ser considerado Psicologia.

Especialistas opinam sobre a “psicologia cristã”, defendida por Marisa lobo
Especialistas opinam sobre a “psicologia cristã”, defendida por Marisa lobo

Valter da Mata – Não é permitido o exercício da ‘psicologia cristã’, assim como não é permitido o exercício da psicologia associada a nenhuma prática religiosa. Não existe psicologia cristã, islâmica, espírita ou umbandista. Isso é um grande equívoco.

Fórum – Há uma Associação Brasileiras de Psicólogos Espíritas e também cursos de psicologia budista. Isso é correto para a prática da profissão?

Jaqueline – Podem até existir, são livres manifestações de opiniões e crenças de seus participantes, inclusive podem ser, por isso mesmo, objetos de estudo da ciência psicológica, porém não são Psicologia.

Valter – Já ouvi falar da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas e do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos. Enquanto a cursos específicos que associem a Psicologia a alguma religião específica, eu desconheço. Na minha opinião, a existência dessas associações é completamente desnecessária. Demarcar essa especificidade não acrescenta em nada ao exercício profissional. A religião de um(a) psicólogo(a)não o(a) torna melhor, nem pior que os demais.

Fórum – A psicóloga Marisa Lobo, recentemente cassada pelo CRP, se auto-denomina como “psicóloga cristã”. Entretanto, ela alega que não usa o cristianismo em suas consultas. É possível que ela defenda a psicologia cristã mas não use isso em consultório?

Jaqueline – Sim, nossos discursos não refletem, necessariamente, nossos comportamentos. Quem deve julgar a utilização inadequada do título de psicóloga(o) é o Conselho ao qual ela está submetida.

Valter – Dentro da perspectiva de pertencer a uma religião e ser psicóloga, isso é completamente plausível. Conheço inúmeros psicólogos religiosos, que são padres, freiras, lideres espíritas, dentre outros, que embora não se autodenominem psicólogos cristãos, são pessoas que tem na sua vida cotidiana a fé religiosa e não a utilizam no seu consultório e portanto nunca foram alvo de processos éticos. Entretanto não foi essa a denúncia contra a psicóloga Marisa, contra ela pesam diversas denúncias que nem mesmo ela faz questão de esconder.

Fórum – O que você acha da decisão de cassação da Marisa Lobo?

 Jaqueline – Não vejo como um caso isolado, é uma referência para que os Conselhos sigam orientando e fiscalizando o trabalho das psicólogas e dos psicólogos, em prol de uma Psicologia com compromisso social.

Especialistas opinam sobre a “psicologia cristã”, defendida por Marisa lobo
Especialistas opinam sobre a “psicologia cristã”, defendida por Marisa lobo

Valter – Para a Psicologia brasileira a cassação de Marisa Lobo é exemplar e necessária. Ela violou diversos princípios do código de ética e rasgou a resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para o psicólogo em relação à questão da orientação sexual. Na minha opinião, muito mais interessada em ser psicóloga, ela deseja ser deputada e encontrou na controversa terapia de reversão de sexualidade, o mote ideal para conseguir notoriedade pública dentro do seu segmento religioso. Adota o discurso de perseguida por manifestar sua crença religiosa, esconde covenientemente os reais motivos que a levaram a ser cassada. O fato é que ela já é pré-candidata a deputada federal pelo PSC-Paraná e deve eleita com a notoriedade que ganhou com todo esse caso.

Quero destacar que não questiono o fato de Marisa acreditar que do ponto de vista religioso, os comportamentos não heteronormativos sejam considerados doenças, portanto passíveis de cura, ou até mesmo influência demoníaca. O grande problema encontra-se em misturar a psicologia e religião, numa comparação que pretendo que seja didática, seria o mesmo que o Sistema Conselhos de Psicologia não punisse a prática da Terapia de Vidas Passadas (TVP), porque a reencarnação faz parte dos dogmas religiosos do espiritismo. A Psicologia existe enquanto ciência e profissão e assim deve continuar, baseando suas práticas em princípios racionais, rigor metodológico e ética comprometida com a promoção dos Direitos Humanos. Infelizmente o que Marisa Lobo e alguns outros da psicologia fazem é enviesar o trabalho e produção de uma categoria profissional que tem como princípio norteador a proteção da diversidade, transformando-o em mais um mecanismo de discriminação e manutenção de sofrimento psíquico.

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Racismo e Xenofobia: Os avós daqueles que desprezam nordestinos eram os nordestinos da Europa

RACISMO, UMA VEZ MAIS Por Fábio de Oliveira Ribeiro no Centro...

Grupo multirreligioso de juristas é criado para combater intolerância

Por:Juliana Prado RIO - Representantes de várias religiões decidiram criar...

Estudante denuncia agressão e racismo em festa da USP

Bárbara Ferreira Santos Um estudante de Ciências Sociais da Universidade...

Estudante é expulso de fórum por se recusar a tirar adereço do candomblé

Procurada para comentar a denúncia, a juíza Elque Figueiredo,...

para lembrar

‘Perseguição contra cristãos já começou no Brasil. Só que dentro da igreja’

"A gente se sentiu descartável." "É como se nós,...

Artigo convoca fiéis de matriz africana à política

Walmir Damasceno, jornalista, bacharel em Direito, especialista em Educação para as...

Carta contra os “Gladiadores do Altar”

A Casa de Oxumarê, um dos mais tradicionais terreiros...
spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Macetando o apocalipse

Veio de Veveta, também conhecida como Ivete Sangalo, o mandamento definitivo da carnavália 2024: a gente maceta o apocalipse. Foi uma resposta relâmpago à...

Censo 2022: Brasil tem mais igrejas e templos do que escolas e hospitais somados; veja ranking de estados ‘mais religiosos’

Dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira mostraram que o país tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais somados. De acordo com...
-+=