Justiça manda quebrar sigilo de internautas por comentários racistas

Internautas fizeram comentários em matérias jornalística de acidente no CE.
Acidente em Canindé, no Ceará, resultou na morte de 18 pessoas.

A Justiça Federal aceitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou nesta quarta-feira (22) a quebra de sigilo de seis internautas por comentários discriminatórios em matérias jornalísticas que noticiaram o acidente com ônibus com 18 mortes no Ceará.

A quebra do sigilo dos IPs dos computadores dos usuários foi pedida na terça-feira ( 20), dois dias após a tragédia, pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, autor de procedimento criminal que apura a conduta dos internautas.

O procurador pediu a quebra de sigilo de 10 internautas, e a Justiça aceitou o pedido contra seis deles. “O crime foi entendido pela Justiça. A partir da quebra da sigilo nós vamos trabalhar na identificação dos autores do comentários”, diz o procurador Edmac Lima ao G1.

De domingo (18) até a segunda-feira (19), o MPF identificou e coletou dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias que veicularam o acidente na BR-020. De acordo com o procurador Edmac Trigueiro, a conduta dos internautas poderá ser enquadrada como crime de racismo. Se condenados, cada um dos seis internautas poderá pegar pena de dois a cinco anos de prisão.

Para o juiz federal João Batista Martins Prata Braga, que julgou o pedido, “resta imprescindível para a definição dos responsáveis pelas condutas o afastamento do sigilo dos dados”. “Cabe afirmar que inexiste outro meio apto a identificar os responsáveis pelo evento, devendo ainda ser considerado o fato de muitos usuários utilizarem-se de inverídicos dados cadastrais”, completou o juiz.

Acidente
O motorista do ônibus também sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar  a colisão, o condutor perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo.

A linha do ônibus é Boa Viagem/Fortaleza e segundo o motorista 41 pessoas estavam dentro do ônibus. Sendo 39 passageiros pagantes, um funcionário e o motorista. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estiveram no local. O veículo já foi desvirado. Segundo a PRF-CE, há uma faixa da BR-020 interditada, mas o trânsito na região está fluindo, apesar do grande número de curiosos.

Fonte:G1

+ sobre o tema

Gordofobia que vem de casa

M. é muito autoconfiante, mas me enviou este email...

Homem que mantinha site contra negros, nordestinos e gays é condenado

A Justiça Federal condenou a seis anos e sete...

Para pesquisadora, mito de ‘país tolerante’ silencia debate sobre racismo na Holanda

Carolina de Assis Patricia Schor, da Universidade de Utrecht, condena...

para lembrar

Grupo de trabalho OAB/RJ para combate ao racismo terá atividades voltadas a casos na internet

O combate à disseminação do preconceito na internet será...

Negros estão mais empoderados na internet, mas acesso ainda é desigual

Representatividade negra cresce na rede e influencia mídia tradicional....

Perfil na internet satiriza preconceito com empregadas domésticas

Preconceito com empregadas domésticas "Dei uma echarpe Prada para minha...

Internet e a geografia do turismo sexual

Os espaços virtuais destinados ao sexo, considerados principais veículos...
spot_imgspot_img

Mulheres negras blogueiras, responsabilidade e ação

O trabalho de uma mulher negra blogueira não tem o devido reconhecimento e visibilidade, mesmo que seus artigos alcance milhares de leitores. Existe uma visão...

Ação orienta pais sobre combate à violência digital contra crianças

Em ação realizada nesta terça-feira (13) no Terminal do Metrô Jabaquara, em São Paulo, pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes receberam orientação...

Padrasto e enteada negros são alvo de ataques na internet após vídeo com trajes da Oktoberfest

Um homem de 44 anos e a enteada dele, de 12 anos, ambos negros, foram vítimas de racismo após aparecerem em um vídeo nas redes...
-+=