Perfil na internet satiriza preconceito com empregadas domésticas

Preconceito com empregadas domésticas

“Dei uma echarpe Prada para minha empregada e a anta mexicana usou como pano de chão. Que lástima.” “Minha empregada é muito burra, às vezes tenho vontade de tirar essas banhas dela com uma faca de cozinha.” “Minha empregada não chega, disse que está sem ônibus, minha casa está imunda, vadia, vem andando.”

Acredite ou não, essas frases são reais e foram postadas publicamente no Twitter. Mas o que os autores não esperavam era que um perfil recém-criado na rede trouxesse visiblidade ao preconceito contra as empregadas domésticas.

“Meu objetivo com a página é apontar o racismo e o preconceito. Muitas vezes as pessoas nem percebem que estão sendo preconceituosas e a ideia é ajudá-las a se ligarem nisso”, disse à BBC Brasil o criador da página @aminhaempregada, que em 48 horas ganhou mais de 2,6 mil seguidores na rede social.

Profissional de marketing, o dono do perfil tem 33 anos, mora em São Paulo, mas prefere não se identificar. “Não quero ganhar louros com essa história”, afirma.

Ele também garante que esta não é uma campanha profissional, como a #somostodosmacacos, lançada pelo jogador Neymar nas redes sociais. Na ocasião, o que inicialmente parecia uma atitude espontânea se mostrou uma ação arquitetada por uma agência de publicidade.

“Não tem nada de profissional aqui. Minha motivação é pessoal”, assegura.

Buscas

Durante semanas, o autor da página fez buscas com os termos “minha empregada” junto a palavras-chave como “burra” ou “nordestina”.

“Fiquei assustado com o que encontrei. As pessoas dão esse tipo de declaração em um espaço público como o Twitter, sem controle nenhum.”

Com a descrição “A chibatada é serventia da casa (contém ironia e tristeza)”, o perfil retuíta mensagens postadas por pessoas de todo o Brasil.

É o caso de um jovem de Recife, que na semana passada escreveu: “Vou pegar o Nokia da minha empregada e dar um rolé, pelo menos não vou ser abordado”.

Ou de uma menina de São Paulo, que postou “Mano, a paraiba da minha empregada derrubou o meu jardim zen. To p***, sérioo, nao acredito”.

O criador da página afirma que não recebeu nenhuma resposta ou reclamação das pessoas expostas em @aminhaempregada.

Uma busca simples no Twitter permite encontrar algumas demonstrações públicas de apoio ao perfil. “O pior de tudo é ver que a maiorias dos racistinhas e preconceituosos são jovens, que futuro nos espera?”; “@aminhaempregada nos brinda com a verdadeira face do brasileiro. Ótimo para quem duvida da existência do preconceito” e “Sou filho de empregada e vendo os RTS do @aminhaempregada só vejo que tenho que cada vez melhorar minha postura e lutar”, por exemplo.

Projeto de lei

O Projeto de Lei Complementar 302/13, que regulamenta os direitos e deveres do empregado doméstico no Brasil, tramita há quase um ano na Câmara dos Deputados.

Segundo o órgão, a última ação legislativa ligada ao tema aconteceu no final de abril, quando a pauta foi enviada ao Senado para “que seja proferido parecer às Emendas do Plenário”.

Pagamento de horas extras, seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno, indenização por demissão sem justa causa e seguro-desemprego são alguns dos benefícios que passam a ser obrigatórios em contrato. O projeto também restringe o trabalho doméstico para maiores de 18 anos e a carga horária em, no máximo, 44 horas semanais.

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Racismo e Xenofobia: Os avós daqueles que desprezam nordestinos eram os nordestinos da Europa

RACISMO, UMA VEZ MAIS Por Fábio de Oliveira Ribeiro no Centro...

Grupo multirreligioso de juristas é criado para combater intolerância

Por:Juliana Prado RIO - Representantes de várias religiões decidiram criar...

Estudante denuncia agressão e racismo em festa da USP

Bárbara Ferreira Santos Um estudante de Ciências Sociais da Universidade...

Estudante é expulso de fórum por se recusar a tirar adereço do candomblé

Procurada para comentar a denúncia, a juíza Elque Figueiredo,...

para lembrar

Começa a valer hoje multa para patrão que não assinar carteira de doméstica

A partir de hoje (7), a informalidade do trabalhador...

Lei que dá direitos às domésticas emperra

Pressão política e falta de conclusão de estudos interrompem...

A arte de dividir o trabalho: em milhares de lares não há domésticas

Em milhares de lares do país, não há empregados...

Luana Tolentino: O dia em que decidi não ser a mucama da sinhazinha

  Em homenagem ao dia do Trabalhador Doméstico, comemorado no...
spot_imgspot_img

Líder de luta das domésticas receberá título de doutora honoris causa

Uma das pioneiras da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, a sindicalista e ativista Creuza Oliveira vai receber o título de doutora honoris causa concedido pela...

Acúmulo de funções e falta de registro: domésticas relatam dificuldades para conseguir direitos básicos

Dez anos depois da PEC das Domésticas, trabalhadoras do setor em todo o país ainda lutam por direitos básicos. Em Salvador, a equipe conversou várias...

Uma década após PEC, empregadas domésticas ainda lutam por direitos

A sociedade precisa entender que realizar tarefas domésticas não diminui a trabalhadora e que ela deve receber os direitos proporcionalmente à atividade. A afirmação...
-+=