Espetáculo Negra Palavra – Solano Trindade estreia no Teatro Wedo!

Com apresentações online e ao vivo, montagem do Coletivo Preto e da Companhia de Teatro Íntimo redimensiona a poesia de Solano Trindade, dando um basta a seu apagamento histórico. Espetáculo foi o vencedor do Prêmio APTR de Teatro 2020 na categoria Jovem Talento

A vida e obra de Solano Trindade, poeta pernambucano reconhecido por uma trajetória de luta contra a opressão de negros e pobres, ganha os palcos com o espetáculo NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE. Depois de temporadas de sucesso em teatros cariocas e vários meses em cartaz em plataformas digitais, o Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo estreiam a montagem no Teatro WeDo! em apresentações ao vivo de 6 de outubro a 3 de novembro, quartas-feiras, às 20h.

O espetáculo que celebra a obra do poeta pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares e homem de teatro migrou dos palcos para o universo virtual, após três temporadas com plateias lotadas. Para isso, uma nova criação com outras formas de linguagem foi pensada para o formato online, o que rendeu a indicação de melhor espetáculo adaptado ao vivo do Prêmio APTR de Teatro, além da premiação na categoria Jovem Talento.

Na contramão dos estereótipos criados para objetificar e discriminar os homens negros, NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE recupera a trajetória do poeta trazendo para a cena suas múltiplas vivências: sua infância em Pernambuco, colorida pela sonoridade das feiras populares e pela ancestralidade do maracatu. Sua militância em diversas cidades do Brasil, como cidadão negro em um país racista, lutando pela paz e contra a fome. E sua experiência como homem, entregue ao amor e ao cuidado da família.

Elenco negro

Antes de cada sessão digital de NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE grandes nomes da cultura brasileira, como Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Cris Vianna, Olívia Araújo, Tatiana Tibúrcio, Sheron Menezzes, David Júnior, Marcelo Mello, Elisa Lucinda, Rodrigo França, Jô Bilac, Márcia do Vale, Zezeh Barbosa, Isabel Filardis e Slam das Minas, fazem participações especiais em vídeo, já que todos participaram das temporadas presenciais dizendo poesias de Solano Trindade.

Com direção de Orlando Caldeira e Renato Farias, a peça traz 10 atores negros em cena – Adriano Torres, André Américo, Breno Ferreira, Drayson Menezzes, Eudes Veloso, Jorge Oliveira, Leandro Cunha, Lucas Sampaio, Orlando Caldeira, Rodrigo Átila e Thiago Hypólito –, cada um de sua casa, ao vivo. Sem manipulação de imagens ou controle externo da exibição dos vídeos, a linguagem foi estudada e trabalhada pelo grupo por mais de três meses.

Poesia como dramaturgia

Em NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora. “O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais.”, afirma Renato Farias, um dos diretores, que roteirizou a peça usando somente poemas de Solano.

A construção da narrativa, proposta pela Companhia de Teatro Íntimo, que completa 15 anos de trajetória, é fruto de uma ampla pesquisa da poesia como base dramatúrgica. A parceria com o Coletivo Preto contempla a representatividade negra na criação e propõe um olhar sofisticado sobre o corpo do ator em cena.

“O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais. Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro. A dramaturgia, composta apenas por poesias, e a construção do espetáculo feita, em sua grande maioria, por artistas e criadores negros, deu origem a um trabalho que dialoga com o Brasil atual e, através do pensamento e da sensibilidade de Solano, aponta caminhos de beleza, afeto, resistência e luta”, afirma Renato Farias.

Solano Trindade

Conhecido como O Poeta do Povo, Solano Trindade é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Entre os anos 30 e 60 fundou vários movimentos negros e levou sua arte e militância de Pernambuco para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, para a cidade de Embu no interior de São Paulo, hoje conhecida como Embu das Artes. Em cada cidade que viveu, emprestou seu corpo, voz e poesia para lutar contra a opressão aos negros e pobres e para construir um mundo de justiça e solidariedade.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 o Teatro WeDo! comemora a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. Com a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla, já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento criada pelos jovens artistas João Mar, Carolina Guimarães e Pedro Leão em São José dos Campos. Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que o Teatro WeDo! transmita espetáculos do país inteiro abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional fomentando a produção de e-Teatro.

Para Pedro Leão a democratização ao acesso ao teatro é o ponto principal na criação do Teatro WeDo!.“Nosso objetivo é levar o teatro para todos e com esta plataforma o público pode assistir espetáculos em cartaz de qualquer cidade do País da mesma forma que veria em um teatro. A plataforma digital nos permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil aos espetáculos, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos”, conta ele.

Serviço:

NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE

De 6 de outubro a 3 de novembro, quartas-feiras, às 20h, no Teatro WeDo!

Ingressos a partir de R$ 10,00 | Duração: 30 minutos | Recomendado para maiores de 12 anos.

Sinopse: Solano Trindade (1908/1974) é poesia, é corpo negro, é militância, é potência e é amor. Na contramão dos estereótipos criados para objetificar e discriminar os homens negros, NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE recupera a trajetória do poeta trazendo para a cena suas múltiplas vivências. Sua infância em Pernambuco, colorida pela sonoridade das feiras populares e pela ancestralidade do maracatu. Sua militância em diversas cidades do Brasil, como cidadão negro em um país racista, lutando pela paz e contra a fome. E sua experiência como homem, entregue ao amor e ao cuidado da família. Na montagem, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora.

Poesias: Solano Trindade | Direção Geral: Orlando Caldeira e Renato Farias | Roteiro: Renato Farias | Elenco: Adriano Torres, André Américo, Breno Ferreira, Drayson Menezzes, Eudes Veloso, Jorge Oliveira, Leandro Cunha, Lucas Sampaio, Orlando Caldeira, Rodrigo Átila e Thiago Hypólito | Direção Musical: André Muato | Direção de Movimento: Orlando Caldeira | Direção de Atores: Drayson Menezzes | Assistente de Direção: Thati Moreira | Direção de Arte: Raphael Elias | Assistente de Arte: Julia Marques | Figurino: Julia Marques | Idealização: Renato Farias | Produção: Saideira Produções | Realização: Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo.

Teatro WeDo!

Site e Bilheteria – teatrowedo.com

Informações – wedoentretenimento.com

Instagram e Facebook – @wedoentretenimento

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Tocar tambor é um ato de resistência!

No Brasil antes da invasão, já se ouvia os...

Nova curadora de moda do MASP: “Roupas podem ser armadura contra o racismo”

"Sempre fui curiosa". É com essa frase que a...

Em novos ares, Roger Cipó estreia como apresentador do programa “Preto à Porter”

Apresentador, escritor, influenciador digital, fotógrafo e comunicador, Roger Cipó...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=