Fernanda Lomba lança o curta-metragem “A Noite”

Primeiro trabalho de direção da produtora executiva foi concebido, escrito e finalizado em 20 dias a convite do Consulado da Alemanha em São Paulo

A produtora executiva Fernanda Lomba lança em parceria com o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo o curta-metragem ficcional “A Noite”, seu primeiro trabalho de direção para o cinema, no próximo domingo 3, às 15h30, em sessão para convidados no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na sala Lima Barreto.  O público geral poderá conferir o filme gratuitamente neste mesmo cinema nos dias 9 e 10 de outubro, também às 15h30. 

Divulgação

Escrita e finalizada por Fernanda num período de 20 dias, a obra, baseada no poema de Sarah kirsh, “die Nacht Strecke ihre Finger aus”,  foi concebida a partir de um convite do Consulado da Alemanha em São Paulo em comemoração ao Dia da Unidade Alemã, celebrado em 3 de outubro. O Consulado convidou diretores brasileiros a entregarem conceitos para projetos de curta-metragem tratando o tema “Einheit: Estamos Juntos” tocando motivos de igualdade e diversidade na sociedade. O projeto da Fernanda foi o grande escolhido. Com duração de 15 minutos, “A Noite” acompanha a personagem Janine (Nina Barros) na sua noite de aniversário de 33 anos. 

Janine acabou de terminar uma relação e rompeu com a mãe na festa de natal – e ainda não se acertaram desde então. Com dificuldades financeiras, ela aceita trabalhar no período noturno em uma loja de conveniência de um posto de gasolina da cidade de São Paulo. Quando ela chega ao local, Jorge – seu colega de turno – a abandona para encontrar amigos. Assim, Janine terá que enfrentar o turno sozinha e desviar das ligações de sua mãe enquanto aproveita a companhia de senhor N, um cliente inusitado. 

“Há alguns anos tenho me interessado em escrever para mulheres. Não sobre mulheres. A ideia de ter mulheres como público-alvo é um desejo de compartilhar tecnologias de sobrevivência que fui descobrindo ao longo da vida. De diversas leituras, reflexões, conversas profundas com amigas e amigos, dos anos de análise e da profunda sensação de vitalidade”, comenta Fernanda sobre o seu processo de criação. 

Além da exibição, o filme também poderá ser visto pelas redes oficiais do Consulado da Alemanha a partir de 4 de outubro. Acesse em Instagram @AlemanhanoBrasil, Facebook @ConsuladoAlemanhaSp e YouTube @AlemanhaniBrasil. Em breve, a obra também poderá ser acessada em outras plataformas digitais. 

Sinopse:

Na noite de seu aniversário, Janine é escalada para trabalhar e não reclama. Quando chega na loja de conveniência, seu colega de turno, Jorge, abandona-a para encontrar amigos. Janine terá que enfrentar o turno sozinha e desviar das ligações de sua mãe enquanto aproveita a companhia de um cliente inusitado, o senhor N. 

Sobre a diretora

Fernanda Lomba é produtora de  ficção e documentário para Cinema e TV. Ganhadora da bolsa para produtora executiva no American Film Market, promovido pela Spcine e LATC, em novembro de 2019. Convidada para o ambiente de mercado MIPTV, em Cannes, realizado em 2019. Nos últimos três anos, atua como parecerista de projetos e consultora. É co-fundadora e co-diretora do NICHO 54. O curta-metragem A Noite é sua primeira direção no Cinema, a convite do Consulado da Alemanha para a comemoração da reunificação alemã, em 03 de outubro.

Sobre a protagonista Nina Barros:Nina Barros iniciou sua carreira artística no grupo Nós do Morro, participando de peças e musicais teatrais. Estreou no cinema no longa “Disparos” de Juliana Reis, atuou na websérie “Valerianas” indicada a cinco categorias no Rio Webfest entre eles, Melhor Elenco, além de atuar no curta-metragem “Susana” de Renata Di Camargo. Participou do programa “Os Suburbanos” da Multishow, “Central de Bicos”, ” Sarau do Paizão”, dentre outros. Entre sua multi-pluralidade na arte, Nina Barros é escritora e está com dois livros no prelo. Integrou a oficina de Teatro Musical Negro pela Fundação Cultural Palmares com realização do Itaú Cultural São Paulo, 2019.

Sobre o projeto

O Consulado da Alemanha em São Paulo comemora em 3 de outubro, seu principal feriado nacional, o Dia da Unidade Alemã. A data que lembra a reunificação de duas Alemanhas separadas e que encontra no termo “Einheit” (unidade) também um significado que remete ao futuro. Significa a postura aberta da sociedade alemã atual, valorizando a diversidade e igualdade, além das fronteiras. Para celebrar tal data, foi feita uma concorrência de projetos onde o filme “A Noite” foi o escolhido por sua temática e por refletir de maneira artística e inovadora o lema “Einheit: Estamos juntos”. 

Ficha técnica:

Produção, Roteiro e Direção – Fernanda Lomba 

Direção de Fotografia: Edvaldu Neto

Elenco

Janine – Nina Barros 

Senhor N – Fernando Neves 

Bêbado: Rodrigo Sanches 

Elenco de Apoio:

Caio Macedo

Gustavo Soares

Tales Jaloretto

Camila Giacometti

Paulo Wenceslau 

Serviço

O quê: Estreia do curta-metragem “A Noite”

Quando: 03 de outubro de 2021 (SESSÃO PARA CONVIDADOS)

Horário: às 15h30

Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Lima Barreto

Sessões para o público geral: dias 09 e 10 de outubro, sempre às 15h30

Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Lima Barreto

Quanto: Grátis

Informações à imprensa:

Cristiano Filiciano

E-mail: [email protected]

Celular: (11) 95605-9584 

Contatos imprensa Consulado da Alemanha: 

Luísa Monteiro de Oliveira | Comunicação | Consulado Geral da República Federal da Alemanha

Av. Brig. Faria Lima, 2.092, 12° andar I 01451-905 São Paulo, SP

Tel.: +55 11 3097 6654 | +55 11 97065 1941

E-mail: [email protected]  

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Mostra destaca a contribuição de Zózimo Bulbul para a cultura negra

O ator e cineasta Zózimo Bulbul, que morreu em...

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

  O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=