Espírito Santo recebe projeto de incentivo a cultura afro nas escolas

O ensino da história e da cultura afro-brasileira na rede pública e particular de ensino no Estado merece ser abordado com mais frequencia durante o ano. São constatações dos próprios educadores, que acreditam que o tema é ainda pouco debatido no ambiente escolar, apesar da Lei 10.639/2003 exigi a inclusão desses pontos na grade curricular. Para reverter esse quadro, foi lançado no Estado, na tarde desta segunda-feira (29), o projeto A Cor da Cultura, que busca a valorização social e cultural.

O Espírito Santo é o 14º estado a receber A Cor da Cultura, desde que foi criado em 2004. A coordenação do projeto espera capacitar cerca de 540 educadores capixabas, entre eles professores e técnicos que atuam nas escolas. Serão realizadas oficinas de formação voltadas para a demonstração da metodologia do Projeto, cursos e seminários.

“Tudo que faz a diversidade cultural avançar na questão do respeito e no resgate de valores vem a somar”, acredita Maria de Fátima Cossetti Barboza, diretora de uma escola localizada na região de Terra Vermelha, em Vila Velha. Para a ela o ensino da cultura afro-brasileira deve ser ampliado.

De acordo com a coordenadora geral do Projeto, Ana Paula Brandão, o programa produz conteúdos audiovisuais e pedagógicos com a história da população negra para auxiliar na formação de profissionais de várias disciplinas.

“Esse projeto perpassa por todas as disciplinas. Na verdade, o conteúdo do étnico racial perpassa por todas as disciplinas e todas as series. Dentro do kit pedagógico temos material para atender a educação infantil quanto ensino médio e educação de jovens e adultos”, explicou a coordenadora geral do Projeto, Ana Paula Brandão.

O lançamento aconteceu na tarde desta segunda (29). Mas, a programação se estenderá até agosto. De 30 de julho a 2 de agosto serão treinados os profissionais da Grande Vitória. E de 5 e 9 nos pólos de Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Nos encontros, os profissionais vão receber orientações sobre como usar o material dos kits pedagógicos em sala de aula e como multiplicar o conteúdo didático.

Ainda este mês, o projeto será lançado também no Maranhão, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul.Já foram distribuídos 2.044 kits em sete estados. Até o momento, 1661 escolas públicas e centros de formação de professores foram contemplados.

por Dóris Fernandes

 

Fonte: EsHoje

+ sobre o tema

Graduado em marginalidade

Peripécias de minha infância arranca lágrimas e sorrisos, lembranças...

O movimento Black Rio: Desarmado e perigoso

por Texto Luciano Marsiglia O subúrbio do Rio fervia...

Bluesman: não é tão fácil digerir quanto parece

Qual é a dor que você carrega e não...

Morre historiador Joel Rufino dos Santos

Detentor de três prêmios Jabuti e autor de mais...

para lembrar

Tim Maia por Seu Jorge

Por Seu Jorge na RollingStones "Quando eu ouvi a música...

Pantera Negra: Protagonista diz que sente fazer parte de algo histórico

Ator falou sobre a importância de ser um protagonista...

Capistrano: 13 de maio: a abolição incompleta

No dia 13 de maio de 1888 a princesa...

Borba Gato: a celebração de um facínora

No último final de semana as redes sociais e...
spot_imgspot_img

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=