Espírito Santo recebe projeto de incentivo a cultura afro nas escolas

O ensino da história e da cultura afro-brasileira na rede pública e particular de ensino no Estado merece ser abordado com mais frequencia durante o ano. São constatações dos próprios educadores, que acreditam que o tema é ainda pouco debatido no ambiente escolar, apesar da Lei 10.639/2003 exigi a inclusão desses pontos na grade curricular. Para reverter esse quadro, foi lançado no Estado, na tarde desta segunda-feira (29), o projeto A Cor da Cultura, que busca a valorização social e cultural.

O Espírito Santo é o 14º estado a receber A Cor da Cultura, desde que foi criado em 2004. A coordenação do projeto espera capacitar cerca de 540 educadores capixabas, entre eles professores e técnicos que atuam nas escolas. Serão realizadas oficinas de formação voltadas para a demonstração da metodologia do Projeto, cursos e seminários.

“Tudo que faz a diversidade cultural avançar na questão do respeito e no resgate de valores vem a somar”, acredita Maria de Fátima Cossetti Barboza, diretora de uma escola localizada na região de Terra Vermelha, em Vila Velha. Para a ela o ensino da cultura afro-brasileira deve ser ampliado.

De acordo com a coordenadora geral do Projeto, Ana Paula Brandão, o programa produz conteúdos audiovisuais e pedagógicos com a história da população negra para auxiliar na formação de profissionais de várias disciplinas.

“Esse projeto perpassa por todas as disciplinas. Na verdade, o conteúdo do étnico racial perpassa por todas as disciplinas e todas as series. Dentro do kit pedagógico temos material para atender a educação infantil quanto ensino médio e educação de jovens e adultos”, explicou a coordenadora geral do Projeto, Ana Paula Brandão.

O lançamento aconteceu na tarde desta segunda (29). Mas, a programação se estenderá até agosto. De 30 de julho a 2 de agosto serão treinados os profissionais da Grande Vitória. E de 5 e 9 nos pólos de Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Nos encontros, os profissionais vão receber orientações sobre como usar o material dos kits pedagógicos em sala de aula e como multiplicar o conteúdo didático.

Ainda este mês, o projeto será lançado também no Maranhão, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul.Já foram distribuídos 2.044 kits em sete estados. Até o momento, 1661 escolas públicas e centros de formação de professores foram contemplados.

por Dóris Fernandes

 

Fonte: EsHoje

+ sobre o tema

Homem negro da Carolina do Norte morto há 123 anos recebe funeral

Joshua Halsey assassinado no massacre de negros em novembro...

Seminário Mauá 360 – Cais do Valongo

O Museu do Amanhã, a Prefeitura da Cidade do...

‘Fifa 13’ terá comemoração ‘Hulk’ do italiano Mario Balotelli

Comemoração foi feita em partida da seleção italiana na...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Jesús “Chucho” García

Jesús "Chucho" García, nació en San José de Barlovento,...

‘Sou um Brasil que o Brasil não conhece’, diz Naná Vasconcelos

“Um bicho estranho”, assim se define o músico Naná...

Nascido Pra Guerra: Panikinho entrevista Mano Robson

"Assim como "Emicida" uma das maiores referências atuais da...
spot_imgspot_img
-+=