“Você não sabe nada sobre minha história” – Dois Africanos

Racismo faz africanos que moram na Paraiba ter vontade de ir embora do Brasil

Casarões coloridos, roupas e adereços despojados. Alegria, dança… Indignação. Um refrão parece soar o que muitos querem dizer para o mundo. Em alto e bom som eles cantam: eu sou de lá, sou da África! Negros, estrangeiros, jovens, que vivem na Paraíba, no Nordeste, e, por meio do hip hop, tentam mostrar uma cultura diferente. A tarefa não é fácil. Tanto, que os jovens confessam: muitas vezes, têm vontade de ir embora do Brasil. Motivo? Racismo.

“Racismo: opiniões diversas, problemas parecidos”:

No mundo artístico, Vivian Mouvi, 27 anos, é conhecido como Opai Big Big. Herve Yawo Novinyo Baba, 20, é o Izzi Mistura. Eles formam a dupla “Dois Africanos”, criada para divulgar no Brasil a cultura do continente, visto por muitos, como “pobre e sofrido”.  Big revela que, por vezes, chorou ao se deparar com declarações de gente ignorante. “O preconceito ainda é grande, uma vez uma mulher chegou pra mim e perguntou se na África tinha comida. Aquilo me doeu muito”, disse com os olhos cheios de lágrimas.

Izzy complementa: “As pessoas deveriam pesquisar mais sobre o continente africano. A maioria nem sabe que a África tem vários países, acham que tudo é uma coisa só”. Estudante de Letras, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Izzy  regularmente está em João Pessoa, capital paraibana, onde se encontra com o parceiro musical Opai Big Big. “Quando estamos juntos compartilhamos alegria, mas também os momentos difíceis, resultantes do choque de cultura e preconceito por parte de muitos brasileiros”.

Estudante de Relações Internacionais, na Universidade Federal da Paraíba, Big também se lembra de várias situações de discriminação racial no Brasil. “Uma vez, estava com o Izzy numa boate, em João Pessoa, e em determinado momento o DJ projetou num telão um clipe que mostrava crianças passando fome na África (Izzy ri em tom de desprezo à situação, durante a entrevista). Automaticamente, todos olharam pra gente, sentimo-nos tão constrangidos que fomos embora. Quando isso acontece, bate na hora a vontade de voltar para o nosso Pais, onde isso não existe”.

“Na África, é o contrário. Mesmo as pessoas de cor branca são muito bem tratadas e até estrangeiros recebem atenção e amor como qualquer um”, revela Vivian. “A gente espera um dia ver isso fora da África, todos somos seres humanos, independentemente da cor da pele. E é isso que importa”, complementa em forma de apelo.

Videoclipe – O cenário composto de casarões e gente descontraída dançando o hip hop fica no centro histórico de João Pessoa. Foi lá que os “Dois Africanos” se sentiram à vontade para mostrar o lado alegre do continente de origem, estratégia na tarefa de conscientizar a população.

A música “Eu sou de lá” retrata uma África desconhecida por milhares de pessoas, não só brasileiras. Trechos como: “você não sabe nada sobre minha história”, “liberdade é aceitar as realidades” e “se quer entender tem que procurar desde o início” são partes de uma letra de reflexão e impacto.

Em dois meses, o clipe chegou a 43 mil acessos no Youtube e proporciona contatos com a dupla de artistas. “Vamos para o Rio de Janeiro fazer shows por lá e não escondemos a animação, isso porque, a cada show, temos a sensação de plantar uma semente de conscientização em cada pessoa, para que assim consigamos um futuro completamente diferente do que vivemos”, destaca Big.

 

 

Planos de Aula – Africa: Riquezas e Glórias – A história que ninguém contou

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

 

 

Fonte: Radio São Joao FM

+ sobre o tema

Publicação mapeia práticas africanas na Mangueira

Levantamento feito pela ONG Arte de Educar será lançado...

Exposições tentam romper barreiras à presença negra nas artes visuais

'Histórias Afro-Atlânticas', em cartaz em São Paulo, é o...

Gilberto Gil: por trás da música “Não chore mais”

O músico,  compositor e cantor Gilberto Gil, postou em...

Folayan – Andar com Dignidade – Negro Sim, Negro Sou!

DANÇA Sinopse Folayan – Andar com Dignidade. Negro Sim, Negro Sou!...

para lembrar

Emicida renova o discurso do rap brasileiro e faz show em Salvador

Nascido Leandro Roque de Oliveira, o rapper paulista Emicida,...

“Eu não sou seu negro”: um filme sobre os frutos da branquitude

Com estreia marcada para esta quinta-feira (16), documentário amplia...

Sangue B – Emicida estreia como VJ nesta segunda, na MTV

Especialista em improvisar rimas, Emicida não está muito nervoso...

Artistas lançam manifesto em homenagem ao escritor negro James Baldwin

Compartilhado no perfil da cantora, Janelle Monáe o vídeo...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=