Espírito Santo : Senadores querem entender os motivos dos altos índices de mortes de mulheres e jovens negros no Estado

A Comissão de Direitos Humanos já definiu a realização duas diligências no Estado

Por: Livia Francez

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou, em sessão nesta quarta-feira (26), o requerimento de realização de duas diligências no Estado, uma para verificar os motivos de haver altos índices de assassinatos de mulheres, e outra para o extermínio da juventude negra.

Quanto ao extermínio da juventude negra, a diligência deve subsidiar um estudo sobre as causas destas mortes. A senadora Ana Rita (PT-ES) explicou que o objetivo é promover o diálogo entre o poder público e setores sociais e também com a própria juventude para encontrar a melhor forma de colaboração para o enfrentamento a este tipo de violência.

A senadora foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência contra a mulher. O trabalho gerou uma série de recomendações sobre medidas a serem adotadas em todas as esferas de poder para diminuir os índices de homicídios. Algumas destas medidas já foram implementadas, mas as respostas têm sido insuficientes diante da quantidade de mortes violentas de mulheres no Estado.

O Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfiz, e lançado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), mostra que o Estado é o segundo mais violento do País para jovens negros – com idades entre 15 e 24 anos.

O estudo aponta que a taxa de jovens negros mortos no Estado em 2011 foi de 144,6 por grupo de 100 mil habitantes, taxa somente menor que a de Alagoas, que ficou em 201,2.

As taxas de mortes de jovens negros são de países que estão em guerra civil. Em 2011, ano usado como base de pesquisa, a taxa no Estado ficou em 144,6 mortes violentas de jovens negros por grupo de 100 mil, enquanto a taxa entre jovens brancos ficou em 37,3. Nos dois casos, o Espírito Santo é o segundo do País, no caso de homicídios de jovens brancos fica apenas atrás do Paraná, e de jovens negros é o segundo.

Em relação às mulheres, o Espírito Santo é líder nacional de mortes de mulheres jovens, segundo o Mapa da Violência, com taxa de 21,4 mortes por 100 mil. Entre todas as faixas etárias, o Estado também é líder em mortes de mulheres, com taxa 9,2 homicídios por grupo de 100 mil.

Fonte: Seculodiario.com

 

+ sobre o tema

para lembrar

125 anos da Lei Áurea: secretária destaca iniciativas contra o racismo e pela promoção da igualdade nas escolas

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão...

Fundeb: ganhamos a primeira batalha

Certamente quando foi acertado que a validade da EC...

Estudos Africanos – Uniscastelo oferece quatro cursos

A Uniscastelo oferece quatro cursos de pós graduação em...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=