“Estamos a dizer às pessoas de cor: vocês não são bem vindas aqui. E eu sou parte do problema”. O discurso de Joaquin Phoenix nos BAFTA

“Também faço parte do problema. Não fiz tudo o que estava ao meu alcance para garantir que os sets em que trabalhei eram inclusivos”, disse Phoenix ao receber o prémio de Melhor Ator por “Joker”.

No Observador

“É obrigação daqueles que criaram, perpetuaram e beneficiaram de um sistema de opressão que o desmontem. E esses somos nós”, afirmou (Foto: PA Images via Getty Images)

Foi um dos vencedores da noite em que a academia britânica de cinema entregou os seus prémios anuais. Venceu na categoria de Melhor Ator, pela prestação em “Joker” (a mesma que lhe deu o Globo de Ouro e que o coloca como favorito nos Óscares) e quando subiu ao palco para receber a estatueta, deu o discurso mais forte da noite.

Começou por confessar-se “honrado e privilegiado” por vencer, reconhecendo também a importância da academia britânica no percurso do ator: “Os BAFTA sempre apoiaram a minha carreira”, disse. Mas os agradecimentos ficaram-se por aí. Os restantes minutos foram aproveitados por Phoenix para uma tomada de posição política e social.

“Sinto-me em conflito”, começou por dizer: “Muitos dos meus colegas de trabalho não têm este privilégio e merecem-no”. Depois, largou a frase chave do discurso: “Estamos a enviar uma mensagem muito clara para as pessoas de cor: que vocês não são bem vindos aqui. Uma mensagem que enviamos para pessoas que contribuíram tanto para este meio, para esta indústria, contributos dos quais beneficiamos.”

Assumiu que “ninguém quer um tratamento preferencial, ainda que seja isso que damos a nós próprios todos os anos”. Joaquin Phoenix acredita que “as pessoas só querem ser reconhecidas e respeitadas pelo seu trabalho”. E nãos e demarcou daquilo que diz ser as “responsabilidades”: “Não estou a tentar excluir-me desta situação, tenho vergonha de o dizer, mas também faço parte do problema. Não fiz tudo o que estava ao meu alcance para garantir que os sets em que trabalhei eram inclusivos. Mas a questão não tem apenas a ver com sets que são multiculturais. Temos que fazer o trabalho difícil de realmente compreender o racismo sistémico.”

No final, deixou a mensagem: “É obrigação daqueles que criaram, perpetuaram e beneficiaram de um sistema de opressão que o desmontem. E esses somos nós.”

[veja aqui o discurso de Joaquin Phoenix:]

+ sobre o tema

para lembrar

Racismo estrutural: Desemprego entre negros é maior que a média nacional

A taxa de desemprego entre os que se declararam brancos...

Reflexões sobre o racismo e sua influência nas políticas públicas

Este trabalho tem como tema principal, a discussão sobre...

Por que há mais negros na TV alemã do que na brasileira

Sabrina Fidalgo é uma jovem roteirista e cineasta, autora...

ONGs trabalham por mobilidade e no combate a holocausto urbano

"Minha vontade de fazer a diferença se deu com...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...
-+=