Estudante relata estupro em festa universitária de Oxford

Estudante acusa polícia de tê-la pressionado a desistir de acusações e culpa sistema judicial por baixo índice de casos de estupro levados à Justiça

No Terra 

Maria (nome fictício) tinha 20 anos quando foi estuprada no alojamento da tradicional e prestigiosa universidade de Oxford depois de ficar embriagada durante um jogo de pôquer.

Mas foi só no dia seguinte, quando conversou com um amigo, que teve uma ideia do que tinha acontecido.

“Fiquei muito bêbada. Desmaiei e alguém me estuprou”, contou a jovem.

“No dia seguinte, acordei por volta de duas da tarde. Um amigo me mandou uma mensagem perguntando o que tinha acontecido na noite anterior. Eu estava me sentindo um tanto estranha em relação ao episódio, mas foi só quando ele disse ‘Maria… isto é estupro’, que percebi que aquilo não era aceitável.”

A estudante conta que denunciou o caso à polícia, mas “eles não ajudaram muito”.

“A polícia veio à minha casa e pediu para guardar meus lençois, roupas e preservativos para as provas”, disse.

“Mais tarde veio uma mulher que basicamente disse que meu caso não se sustentaria na Justiça, e ordenou que (os outros policiais) me entregassem de volta os sacos com as provas.”

‘Injusto’
Maria decidiu não avançar com o caso mas considera que “não acha justo” ter sido pressionada pela polícia a tomar apressadamente uma decisão de levar o caso à Justiça ou não.

Ela afirma que o caso já ocorreu há muito tempo e ela não tem mais as provas, por isso não acredita que levará o caso à Justiça.

Em comunicado, a polícia de Thames Valley, responsável pela área de Oxford, declarou que “leva muito a sério todas as denúncias de estupro e crimes sexuais” e que alguns dos comentários de Maria são “extremamente preocupantes”.

“Mas como ela escreveu de forma anônima, precisamos que entre em contato diretamente conosco, para que possamos identificar o caso e investigar de forma apropriada as alegações feitas.”

A Universidade de Oxford é formada por 38 faculdades e Maria lembra quando conversou com os funcionários da universidade responsáveis pelo bem-estar dos estudantes.

De acordo com ela, eles conversaram algumas vezes com o suposto estuprador. “Algumas semanas depois eles decidiram que estava tudo bem e que podiam desistir (do caso)”, disse.

A aluna disse que a situação se tornou extremamente constrangedora, pois o estuprador “sempre por perto” nas festas da universidade.

Impunidade
Maria contou seu caso em um blog (que pode ser lido em http://bbc.in/1zzL1iJ): “Foi estuprada na Universidade de Oxford; a polícia me pressionou a desistir da acusação”, relatou a blogueira.

No texto, ela usa o seu caso para explicar por que apenas 15% dos estupros denunciados à polícia na Grã-Bretanha chegam à Justiça.

“O sistema de justiça criminal, não o fato de as mulheres beberem, é o culpado pelo (baixo) número de condenações”, diz.

Após a publicação, a Universidade de Oxford revisou sua política contra o assédio sexual e desenvolveu novas diretrizes para orientar os funcionários a lidar com crimes sexuais ou violência, incluindo estupro.

“A violência sexual, como todas as formas de assédio sexual, é inaceitável na Universidade de Oxford”, declarou a instituição em nota.

“Oferecemos apoio em diversos níveis para todas as vítimas, incluindo as de violência sexual, estupro ou ataque, e agora a coordenação é centralizada.”

Também foram organizadas oficinas para discutir a questão do consentimento sexual com os calouros.

Leia Também:

Vítimas de estupro em festas da USP denunciam abusos à Alesp

Para reitor da USP, denunciar estupro na universidade é “ação inquisitória”

+ sobre o tema

Lei Maria da Penha

Apresentação O combate à violência contra a mulher é questão de extrema...

BBB12: Daniel escapa fácil do processo por estupro, mas TV Globo não, dizem juristas

Apesar do alvoroço na mídia e das atitudes vacilantes...

para lembrar

Hoje é daqueles dias em que sinto uma vergonha enorme por ser homem – Por: Leonardo Sakamoto

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou...

Para ONU, Lei Maria da Penha é uma das mais avançadas do mundo

Brasília – A Lei Maria da Penha, que tornou...

SP: rapaz é preso por fazer ex-namorada de ‘escrava sexual’

Um  rapaz de 19 anos foi preso nesta terça-feira em...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=