Estudantes protestam em apoio a aluno repreendido por usar batom em escola

Diego Archanjo, de 17 anos, começou a usar batom para ir para a escola no começo do ano. Nesta quarta-feira (31/05), o aluno do Sistema Elite de Ensino de Nova Iguaçu foi até a coordenação da unidade para tirar uma dúvida e acabou sendo chamado por uma das coordenadoras para conversar sobre o batom.

Por Felipe Sousa Do Pheeno

Ela pediu que ele não usasse mais a maquiagem quando fosse para a escola porque não era permitido e poderia despertar preconceito de outras pessoas. “Na hora eu fiquei sem saber o que fazer e fui para a sala. Aí eu pensei comigo mesmo: por que ao invés de orientar a pessoa que oprime a não oprimir, ela orientou o oprimido a mudar?”, questionou o estudante em uma publicação no seu Facebook.

Diego marcou um perfil na rede social gerido por alunos do Sistema Elite de Ensino voltado para dar voz aos estudantes dentro da instituição. O que ele não esperava era que sua publicação iria viralizar nas redes e se transformar numa campanha contra a homofobia. A hashtag #BatomPodeHomofobiaNAO foi a segunda mais comentada no Twitter no Brasil. “Quando eu cheguei na escola hoje de manhã, vi que a maioria dos alunos estava de batom. Tinha até gente de turma militar, fiquei impressionado”.

Além dos colegas de Diego, alunos de outras unidades da escola aderiram ao movimento e postaram fotos usando batom nas redes sociais. Diego contou que foi chamado para conversar novamente com a coordenadora, que pediu desculpas pela colocação. O aluno disse que o diretor inclusive se propôs a fazer um debate entre os alunos. “O movimento é muito mais do que batom. É sobre machismo, sexismo e homofobia dentro da escola”.

Em nota, o Sistema Elite de Ensino esclarece que não houve nenhuma atitude discriminatória dentro da instituição. A escola ressaltou ainda que preza pelo acolhimento à diversidade e respeito ao ser humano.

Confira a nota do Sistema Elite de Ensino na íntegra

O Sistema Elite de Ensino esclarece que já apurou internamente o mal entendido ocorrido com um aluno em uma de suas unidades. Conforme esclarecido pelo próprio aluno em um vídeo nas redes sociais, em nenhum momento houve atitude discriminatória da escola. Os princípios e valores do Elite, nos quais se embasa não só nossa proposta educativa mas também inspiram nossos modos de ser escola e nossos educadores, preza pelo acolhimento à diversidade e respeito ao ser humano. “O batom é livre para todos”!

 

 

 

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Bissexualidade e a necessidade de dizer

Mas, fulano não era gay?”, “Virou lésbica?”, “Voltou a...

Menina-Mulher

Esse corpo que te liberta também te aprisiona menina-mulher,...

Quatro teses contra a acusação de vitimismo de negros, mulheres e LGBT

Para Aristóteles, o termo falácia significa um raciocínio falso...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=