Estudantes quilombolas de Candiba são finalistas do Prêmio Criativo da Escola

Protagonizado por estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, localizado em Candiba, o Projeto Quilombo dos Anjos é um dos 40 finalistas do Prêmio Criativos da Escola 2019. A iniciativa premia projetos desenvolvidos por crianças e jovens que impactam positivamente nas suas escolas ou nas comunidades e nos municípios onde moram.  Ao todo, foram inscritos 1.443 projetos de todo o Brasil, sendo 188 só da Bahia.

Do A Tarde

Foto: GETTY IMAGES

O projeto resulta da formação de um grupo de dança com 11 estudantes quilombolas e residentes do Quilombo Lagoa dos Anjos, localizado a cerca de 10 km do centro da cidade e onde vivem 25 famílias. Por meio da dança, o projeto faz um resgate de ritmos africanos, contribuindo para a autoestima e, principalmente, para o sentimento de pertencimento e de identidade étnico-racial dos estudantes.

A idealizadora do grupo, Carlúcia Ferreira, explica que esse projeto teve um impacto importante, tornando-se um divisor de águas na vida dos integrantes. “O grupo mudou a vida de muitas crianças da comunidade. Ele começou do nada e foi crescendo. Aos poucos, criamos regras e elas acatam e respeitam. E, com isso, veio a disciplina. Nossa expectativa para vencermos este prêmio é muito grande, estou muito feliz de estar vendo nosso grupo de dança quilombola render bons frutos”, disse Carlúcia, que também foi aluna do Colégio Estadual Antônio Batista e, agora, cursa o primeiro semestre de Enfermagem na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Guanambi.

O projeto também impactou no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, segundo a professora Cláudia Patez. “Os estudantes buscaram melhorar o desempenho escolar para que continuassem no grupo e uns estimulam os outros”, afirmou. Já a estudante Sara dos Santos Silva, 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, disse que o projeto a ajudou a ser mais atenta e dedicada aos estudos. “Eu era um pouco dispersa nas aulas e foi quando conheci, há dois anos, o projeto em uma apresentação do Dia das Mães e pedi para participar. Tem sido maravilhoso para mim, me sinto em meio à uma família e isso me ajudou a progredir na escola”, conta.

O resultado do prêmio será divulgado no mês de agosto. O desafio 2019 selecionará os sete projetos que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade, trabalho em equipe e potencial de transformação social. Nesta edição, os grupos selecionados irão enviar seus representantes para uma viagem a Roma (Itália). Também estão previstos prêmios de R$ 500 para o educador responsável por cada equipe e R$ 1,5 mil para a escola celebrar a conquista e/ou investir no projeto.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...
-+=