Alunos apresentam trabalhos relacionados com os temas em debate, como Dança da Capoeira, Batuque, mitos, provérbios, lendas e carnaval
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, da localidade de Suzana, no município de Marcelino Ramos desenvolve um projeto, de quinta a oitava série, voltado para o combate ao preconceito e à desigualdade social e racial, tendo como culminância o dia 20 de novembro. Nesse dia os alunos apresentam trabalhos relacionados com os temas em debate: Dança da Capoeira, Batuque, mitos, provérbios, lendas, carnaval e instrumentos de percussão, os negros na Literatura, influência africana na culinária brasileira, pluralidade de saberes, etc.
A luta por igualdade racial começa antes da abolição da escravatura no Brasil e o movimento negro, ao longo dos anos, vem contribuindo de modo decisivo para a conquista de espaços de igualdade social; cultural; educativa e política, por meio do fortalecimento coletivo da identidade étnica.
A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695 e tendo sido um dos mais importantes líderes do Quilombo de Palmares, localizado no Estado de Alagoas.
Por longo tempo, a data símbolo no Brasil era o dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura com assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela princesa Isabel, a qual, na prática, não representava os ideais de lutas construídos pela população negra e, muito menos, ajudava a superar as barbáries sofridas pelos negros escravizados.
Por essa razão, era necessário encontrar nova data e outro acontecimento que melhor representasse a luta dos afro-brasileiros em defesa da afirmação e do reconhecimento da identidade negra e que esse dia fosse dedicado à conscientização da população, uma vez que a visibilidade do dia dedicado à consciência negra apresenta homens e mulheres que lutam e se organizam para concretizar a superação das desigualdades; garantindo direitos e promovendo justiça racial e social.
A Lei Federal Nº 10.639/03 abriu caminhos pedagógicos no combate ao Preconceito Racial, do mesmo modo que alternativas de intervenção nos currículos de escolas brasileiras, afirma a Diretora da Escola, professora Cleris Dalmut.
Fonte: Diário da Manhã