Estudo mostra tratamento adequado a anemia falciforme

Márcia Neri
Cem anos se passaram desde o primeiro diagnóstico da anemia falciforme. Ao longo desse tempo, pesquisadores de todo o mundo se dedicaram a encontrar terapias que ao menos amenizassem os sintomas da doença. A cura ainda parece distante, mas alguns estudos em direção a uma terapia mais efetiva se mostram promissores. É o caso de uma pesquisa realizada no Laboratório de Hemoglobinas e Genética das Doenças Hematológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto. Intrigado pelas diferentes formas de manifestação da patologia, o grupo do interior de São Paulo procurou entender por que indivíduos acometidos por ela reagem de maneira tão diferenciada. A pesquisa, apresentada no 1º Congresso Global de Anemia Falciforme, realizado na África em julho último, pode mudar parâmetros e se tornar referência para o desenvolvimento de novas terapias.
A anemia falciforme é uma das doenças genéticas mais frequentes no Brasil. Conhecida como uma enfermidade que atinge principalmente a população negra, em terras brasileiras ela faz vítimas de todas as etnias, devido à grande miscigenação do país. Trata-se de uma mazela hereditária e de fundo genético. O hematologista Alexandre Nonino, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), explica que ela altera a hemoglobina, molécula responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos. “Essa alteração induz uma mudança no formato das hemácias e provoca dois grandes problemas: a anemia crônica e a dificuldade dessas células para circularem pelos vasos sanguíneos, provocando dor em diversos órgãos e aumentando o risco de acidentes vasculares cerebrais e de tromboses”, detalha. Os doentes falciformes também ficam mais expostos a males infecciosos, úlceras difíceis de cicatrizar, fadiga e icterícia.O tratamento disponível hoje visa reduzir a anemia e o número de crises. A hidroxiureia, um quimioterápico que aumenta a taxa de hemoglobina fetal e dilui o índice de hemácias falciformes, pode ser receitada aos pacientes que apresentam mais de um sintoma ou complicação. Quando a doença se mostra mais intensa, são necessárias transfusões de sangue. A pesquisa da Unesp buscou descobrir quais interferências levam a essa graduação na manifestação de sintomas, já que os indivíduos portam o mesmo defeito na hemoglobina. “Sabemos que a co-herança de outros traços genéticos é um fator que influencia. Buscamos, então, investigar outros polimorfismos, o estresse oxidativo e a resposta dos doentes à hidroxiureia, que é um importante antioxidante”, detalha Cláudia Bonine, bióloga da Unesp que coordenou o estudo.A pesquisa analisou o comportamento de 50 adultos durante um ano. O resultado apresentado na África mostrou que os anêmicos falciformes que associam a ingestão de hidroxiureia ao quelante de ferro — droga que ajuda a tirar o excesso desse elemento do sangue — tiveram uma diminuição significativa no estresse oxidativo quando comparados com pacientes que não fazem uso desses medicamentos. A pesquisadora observa que, cientificamente, essa análise nunca havia sido feita. Por falta de prescrição ou por não aderirem ao tratamento adequado, muitos pacientes tomam apenas ácido fólico e passam por transfusões de sangue.

O grupo da Unesp também rastreou características genéticas envolvidas com o metabolismo do ferro e descobriu alta frequência de uma mutação no gene HFE. Tal alteração leva à maior absorção do ferro, causando prejuízos ao fígado, aos rins, ao pâncreas e ao coração. “O rastreamento proporciona o direcionamento do tratamento, proporcionando uma terapia individualizada”, diz.

Desconhecimento
O diagnóstico precoce minimiza os prejuízos trazidos pela patologia. Antes da obrigatoriedade do teste do pezinho, isso não ocorria na maioria dos casos. A dona de casa Rita de Cássia Silva, 49 anos, não sabia que ela e o marido tinham o traço falciforme (quando a pessoa herdou de um dos pais apenas um dos genes da doença, e pode ser assintomática por toda a vida). Dos quatro filhos gerados pelo casal, dois nasceram com a doença. “Não conhecia o mal. Camila recebeu o diagnóstico somente aos 4 anos. Até então, os médicos diziam que ela tinha reumatismo. Nessa época, estava grávida de Fábio, que também herdou a doença”, relata.

Os únicos medicamentos indicados aos dois foram injeções de benzetacil e ácido fólico. Camila sofre até hoje com dores nas pernas e nos braços. Fábio, hoje com 20 anos, teve mais problemas. “A doença foi mais cruel com ele, vítima de cinco AVCs (acidentes vasculares cerebrais) quando pequeno. As sequelas afetaram a fala, a mastigação e o aprendizado. Fábio depende de mim para se alimentar, tem convulsões por conta dos danos neurológicos e necessita de constantes transfusões de sangue. Sua vida foi completamente comprometida”, lamenta Rita.

A estudante de direito Janaína Castro Marques, 26 anos, também conhece muito bem as dores provocadas pela anemia falciforme, responsáveis por deixá-la internada por pelo menos uma semana a cada mês. “Já foi pior. Meu diagnóstico não foi precoce, não tenho aparência anêmica. Na infância, passava 20 dias por mês internada. Fiz inúmeras transfusões. Hoje, não preciso mais. O ácido fólico e a hidroxiureia me deram mais qualidade de vida. Também tenho encontrado alento para as dores na acupuntura”, conta.

Em 2009, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea concluiu um consenso que inclui a anemia falciforme entre as doenças com recomendação para transplante de medula óssea. O procedimento ainda não consta na lista de indicações do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o hematologista Luís Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem 30 mil doentes falciformes no Brasil. “O transplante ainda é um procedimento de risco. Cerca de 20% dos transplantados morrem depois de receberem a nova medula. Por outro lado, a maioria das pessoas com anemia falciforme, se bem tratadas, têm longevidade parecida com a de indivíduos saudáveis”, aponta.

Por enquanto, a conduta é prescrita somente a pacientes com complicações graves. Crianças que já tiveram um AVC, por exemplo. Bouzas adianta que o Ministério da Saúde tem trabalhado na criação de um protocolo nacional para atender esse tipo de doente. A medula será transplantada em centros de referência. “Os resultados serão avaliados cientificamente. Acredito que a burocracia para viabilizar o financiamento desse estudo será resolvida ainda este ano”, completa.


Abradfal,   Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de...

Projeto Saúde da Mulher Negra Lança Manual sobre Projeto de Convenção Contra o Racismo

Visando contribuir para a concretização da Convenção Interamericana Contra...

Após descoberta de câncer de mama, pacientes temem mutilação

Hoje, quando o tumor é descoberto no início, é...

para lembrar

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

Projeto Saúde da Mulher Negra Lança Manual sobre Projeto de Convenção Contra o Racismo

Visando contribuir para a concretização da Convenção Interamericana Contra...

Contaminado: o drama de um ex-funcionário de fábrica de remédios

LUCAS SAMPAIO, DE COSMÓPOLIS (SP) José Messias Moreira, 50, trabalhou por...

Ex-detenta que ganhou processo por parto com algemas fala pela primeira vez

Carta enviada por mãe de ex-detenta deu origem a...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=