Santo André ganha nova cor em outubro. De hoje até o final do mês, o Paço Municipal será iluminado com refletores cor-de-rosa, simbolizando sua adesão ao Outubro Rosa, uma iniciativa norte-americana que visa chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama.
A cor remete ao laço que simboliza mundialmente essa luta, e a idéia de iluminar prédios públicos de grande magnitude é chamar a atenção de cada vez mais pessoas. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), até o final do ano, o câncer de mama fará 49.000 vítimas, das quais 12.000 não sobreviverão. “Quando diagnosticado no começo, o câncer de mama tem 99% de chance de ser curado”, afirmou a presidente da ONG andreense Viva Melhor, Vera Chiazelli Teruel. A Viva Melhor é especializada no atendimento de mulheres que já tiveram esse tipo de câncer e que tiveram que retirar uma parte ou toda a mama. A ONG promove reuniões semanais, oferecendo apoio psicológico e doações de próteses móveis para auxílio no reestabelecimento da paciente.
Vera crê que o principal desafio para prevenção doença ainda seja a falta de informação e vê na iniciativa uma forma de lembrar a importância da prevenção. “Acredito que com essa ação as pessoas vão ficar mais atentas. É uma forma de chamar a atenção”, disse a presidente da ONG, que atualmente atende em e Santo André e São Bernardo.
Santo André foi a primeira cidade do Grande ABC a aderir. São Paulo foi a primeira do Brasil quando, em 2002, iluminou em rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera. Outros monumentos como a Ópera de Arame, em Curitiba, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também já foram iluminados.
Fonte: dgabc