Etiópia planta 353 milhões de árvores em um dia. Como isso pode ajudar o planeta?

A Etiópia plantou mais de 353 milhões de árvores em 12 horas na segunda-feira (29), uma ação que as autoridades do país dizem ser um recorde mundial.

Do Gazeta do Povo

Pessoas plantaram mais de 353 milhões de árvores na Etiópia em um dia, segundo autoridades do país| Foto: Reprodução / Twitter / Prime Minister Ethiopia

A campanha de reflorestamento, chamada “Green Legacy” (Legado Verde), é promovida pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed e pretende plantar 4 bilhões de árvores até outubro para reduzir os efeitos da seca e as enchentes no país.

Milhões de etíopes participaram da ação em diversas regiões do país. O ministro de Inovação e Tecnologia do país, Getahun Mekuria, disse pelo Twitter que 353.633.660 mudas de árvores foram plantadas em doze horas. O recorde anterior de árvores plantadas em um dia é da Índia, que plantou 66 milhões de árvores em 2017.

Menos de 4% do território da Etiópia é coberto por florestas hoje, segundo a organização Farm Africa. No final do século 19, a cobertura de florestas chegava a 30% do território do país de 105 milhões de habitantes.

A Etiópia é um dos 28 países africanos que se comprometeram a restaurar um total de 100 milhões de hectares de florestas até 2030, para melhorar a segurança alimentar e aumentar a resistência dos países às mudanças climáticas. Em 2016, o país prometeu restaurar 15 milhões de hectares de suas florestas nesse período.

Essa iniciativa pode ser uma das principais armas para combater os efeitos das mudanças climáticas. Um estudo recente afirma que a restauração de árvores é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os gases do efeito estufa na atmosfera.

O estudo, coordenado por pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) e publicado na revista Science neste mês, descobriu que ainda há espaço para mais 0,9 bilhão de hectares de cobertura florestal no planeta, sem afetar as áreas urbanas, terras agrícolas e árvores já existentes. Essa é uma área mais ou menos do tamanho dos Estados Unidos.

Essa cobertura adicional poderia remover 205 bilhões de toneladas de carbono da atmosfera – uma quantidade que equivale a cerca de dois terços das 300 bilhões de toneladas de carbono que os seres humanos colocaram na atmosfera desde o início da Revolução Industrial, sugere o estudo.

O esforço da Etiópia desta semana pode ter restaurado entre 140 mil e 350 mil hectares de terras, dependendo da densidade da plantação.

As árvores – e todas as plantas – usam luz solar, água, nutrientes do solo e dióxido de carbono para gerar energia e crescer. Depois que elas morrem, parte do carbono volta para o ar e parte fica no solo. Com o passar do tempo, isso leva a uma redução líquida do carbono na atmosfera. Por isso, as plantas são boas reguladoras do clima no planeta.

+ sobre o tema

África do sul lembra um ano da morte de Mandela

O aniversário de um ano da morte de Nelson...

‘Este vai ser o século das mulheres na África’, diz Margarida Paredes

“Hoje, um terço dos cargos de poder em Angola...

Nelson Mandela é hospitalizado para cumprir exames de rotina

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado em um...

Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai

Brasília – Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da...

para lembrar

Informativo da Casa Branca sobre a Iniciativa de Jovens Líderes Africanos

CASA BRANCAEscritório do Secretário de Imprensa29 de junho de...

Garota nigeriana de 10 anos é entrevistada pela revista Forbes

Uma garota nigeriana, de 10 anos, Zuriel Oduwole,...

Aos 82 anos, morre o teórico cultural Stuart Hall

Um de seus livros mais conhecidos é "Da Diáspora:...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=