EUA: Organização de Direitos Civis denuncia de tentativas para diminuir votos de negros e hispânicos

Após o crescimento da participação de negros e hispânicos nas últimas eleições presidenciais, surge uma denúncia de que os estados mais conservadores estão implementando métodos para reduzir a participação destes eleitorados.

A National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) disse que irá apresentar esta semana junto do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos dados que evidenciam uma ação concertada para a “supressão massiva” do voto dos negros e hispânicos nos Estados Unidos.

O que está sendo denunciado pela organização são as 25 medidas implementadas em 14 Estados, Uma delas proíbe votar durante alguns anos quem tenha sido criminalmente condenado, outra medida restritiva é a obrigatoriedade de que os eleitores apresentem o cartão de identificação com foto.

Números mostram que o número de pessoas que não possuem documento de identificação com foto é especialmente alto entre afro-americanos idosos, devido a não lhes terem sido concedidas certidões de nascimento nos tempos da segregação.

A NAACP diz que “não será por acaso que as medidas estão a ser criadas nos Estados com maior taxa de crescimento de população negra (Florida, Geórgia, Texas e Carolina do Norte) e latina (Carolina do Sul, Alabama e Tennessee)”

A extrema-direita, especialmente a norte-americana, tem buscado limitar a participação de negros e hispânicos em quase todos os processos políticos. Mesmo na Europa, já existem leis que restringem até mesmo a entrada e permanência dessas populações no continente.

Fonte: PCO

+ sobre o tema

Clipe “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, bate Beyoncé e vence prêmio em Cannes

O clipe "Bluesman", do rapper Baco Exu do Blues,...

Pelé fez do esporte arte

A monarquia no Brasil chegou ao fim na tarde...

Irmã de Jimi Hendrix promete lançar músicas inéditas do guitarrista

Quase 40 anos depois de sua morte, novas músicas...

Lázaro Ramos se emociona em gravação

Prestes a se tornar pai na vida real --...

para lembrar

Na barriga do peixe grande

No próximo dia 4 de setembro devemos relembrar uma...

Armas de primera dama

Fonte: El Pais   REPORTAJE: Michelle Obama{xtypo_quote}La plantación...

Espanhóis exaltam ‘renascer’ de Ronaldinho no Atlético-MG

  Um dos principais jornais esportivos da Catalunha, o Sport...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=