EUA: Organização de Direitos Civis denuncia de tentativas para diminuir votos de negros e hispânicos

Após o crescimento da participação de negros e hispânicos nas últimas eleições presidenciais, surge uma denúncia de que os estados mais conservadores estão implementando métodos para reduzir a participação destes eleitorados.

A National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) disse que irá apresentar esta semana junto do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos dados que evidenciam uma ação concertada para a “supressão massiva” do voto dos negros e hispânicos nos Estados Unidos.

O que está sendo denunciado pela organização são as 25 medidas implementadas em 14 Estados, Uma delas proíbe votar durante alguns anos quem tenha sido criminalmente condenado, outra medida restritiva é a obrigatoriedade de que os eleitores apresentem o cartão de identificação com foto.

Números mostram que o número de pessoas que não possuem documento de identificação com foto é especialmente alto entre afro-americanos idosos, devido a não lhes terem sido concedidas certidões de nascimento nos tempos da segregação.

A NAACP diz que “não será por acaso que as medidas estão a ser criadas nos Estados com maior taxa de crescimento de população negra (Florida, Geórgia, Texas e Carolina do Norte) e latina (Carolina do Sul, Alabama e Tennessee)”

A extrema-direita, especialmente a norte-americana, tem buscado limitar a participação de negros e hispânicos em quase todos os processos políticos. Mesmo na Europa, já existem leis que restringem até mesmo a entrada e permanência dessas populações no continente.

Fonte: PCO

+ sobre o tema

Literatura Angolana: Literatura e Poder Político

por Roderick Nehone Teríamos encontrado dificuldades metodológicas acrescidas para a...

Galvão Bueno ‘esnoba’ feitos de Bolt e é repreendido por Glória Maria

O mundo parou para acompanhar a cerimônia de abertura...

Trabalho escravo resiste na ambição e impunidade

Por Marianne Bufalo Após 124 anos da sanção da Lei...

para lembrar

Cantora Beyoncé assinará fragrância de perfume

A cantora Beyoncé assinou contrato com a fabricante de...

Escritor Ednaldo Muniz comemora um ano do livro Se7e Passos de Ameixa com sarau literário

Após lançar seu primeiro livro solo, Se7e Passos de...

Ginasta Simone Biles tem fortuna estimada em R$ 14 milhões, diz site dos EUA

Uma das estrelas dos Jogos Olímpicos do Rio de...
spot_imgspot_img

Nota de Pesar – Darlah Farias

É com profunda tristeza que Geledés - Instituto da Mulher Negra recebe a notícia da passagem de Darlah Farias, uma militante negra e advogada...

Jay-Z acompanha final da Champions em Londres e prestigia Vini Jr.

O rapper e empresário Jay-Z está em Londres neste sábado (1º/6) para acompanhar a final da Liga dos Campeões da Europa, decida por Real...

Secretaria de Igualdade Racial e DH do Pará lamenta morte da coordenadora Darlah Farias

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) do Pará divulgou, na manhã deste domingo (02/06), uma nota de pesar pelo falecimento da coordenadora...
-+=