quarta-feira, julho 6, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEUA: Organização de Direitos Civis denuncia de tentativas para diminuir votos de...

EUA: Organização de Direitos Civis denuncia de tentativas para diminuir votos de negros e hispânicos

Após o crescimento da participação de negros e hispânicos nas últimas eleições presidenciais, surge uma denúncia de que os estados mais conservadores estão implementando métodos para reduzir a participação destes eleitorados.

A National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) disse que irá apresentar esta semana junto do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos dados que evidenciam uma ação concertada para a “supressão massiva” do voto dos negros e hispânicos nos Estados Unidos.

O que está sendo denunciado pela organização são as 25 medidas implementadas em 14 Estados, Uma delas proíbe votar durante alguns anos quem tenha sido criminalmente condenado, outra medida restritiva é a obrigatoriedade de que os eleitores apresentem o cartão de identificação com foto.

Números mostram que o número de pessoas que não possuem documento de identificação com foto é especialmente alto entre afro-americanos idosos, devido a não lhes terem sido concedidas certidões de nascimento nos tempos da segregação.

A NAACP diz que “não será por acaso que as medidas estão a ser criadas nos Estados com maior taxa de crescimento de população negra (Florida, Geórgia, Texas e Carolina do Norte) e latina (Carolina do Sul, Alabama e Tennessee)”

A extrema-direita, especialmente a norte-americana, tem buscado limitar a participação de negros e hispânicos em quase todos os processos políticos. Mesmo na Europa, já existem leis que restringem até mesmo a entrada e permanência dessas populações no continente.

Fonte: PCO

Artigos Relacionados
-+=