Europeus do Sul gastam em “copos e mulheres”, diz Joeren Djisselbloem. Bloco pede repúdio de frases “xenófobas e sexistas”

O BE acusa Joeren Djisselbloem de “insultar todos os cidadãos do sul da Europa” e exige a “imediata retractação” do ministro das Finanças holandês.

Do Sapo

O Bloco de Esquerda apresentou esta terça-feira um voto de repúdio pelas declarações “provocatórias, xenófobas e sexistas” do presidente do Eurogrupo, que disse que os países do sul não podem “gastar o dinheiro todo em copos e em mulheres”.

No texto, a que a agência Lusa teve acesso, o BE acusa Joeren Djisselbloem de “insultar todos os cidadãos do sul da Europa e as suas instituições” e exige a “imediata retractação” do ministro das Finanças holandês.

Numa entrevista ao jornal alemão “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, publicada no domingo, Djisselbloem afirmou: “Como social-democrata, considero a solidariedade um valor extremamente importante. Mas também temos obrigações. Não se pode gastar todo o dinheiro em copos e álcool e, depois, pedir ajuda.”

Para os bloquistas, esta “tentativa simplista e demagógica de explicar” o que levou à crise na União Económica e Monetária são afirmações “xenófobas e sexistas”, mas também “inaceitáveis e um insulto a todos os cidadãos da Europa”.

Com estas afirmações, lê-se ainda no texto do voto de repúdio do Bloco, Joeren Djisselbloem mostra uma “visão preconceituosa e chauvinista sobre milhões de cidadãos”.

O Bloco de Esquerda pretende, por isso, que a Assembleia da República expresse o seu “mais veemente repúdio” pelas declarações do presidente do Eurogrupo e “exige a sua imediata retractação”.

Os bloquistas pretendem que a proposta seja votada na próxima sexta-feira.

+ sobre o tema

Todos os argumentos contra as cotas se revelaram errados

O Censo da Educação Superior mostrou que o Brasil está prestes...

Comissão de igualdade racial – Nota de repúdio

A CIR - Comissão de igualdade racial da OAB...

para lembrar

Começa nos EUA novo julgamento sobre morte de negro pela polícia

Um emblemático julgamento pelo homicídio de um homem negro...

Racismo institucional impede combate à violência contra negros

Segundo dados, a cada meia hora morre um jovem...

Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?

Um estudo liderado por um professor da Universidade de...

O futuro negro nas mãos de um Estado branco

"Mãe, o que eu fiz? O blindado me deu...
spot_imgspot_img

Poeta e militante, Éle Semog traz para a poesia todo sentido da luta negra

Para a poesia negra, nada faz mais sentido do que uma produção militante. O poeta Éle Semog, ativista literário desde a década de 1970,...

Conselho Federal de Medicina alega discriminação reversa para barrar cotas

Na semana passada, o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu uma nota se posicionando contra a política de cotas em residências médicas. A nota fala...

Homem é preso em flagrante por crime de injúria racial contra professora em Machado, MG

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial contra uma professora na manhã desta segunda-feira (4) em Machado (MG). ASSISTA A REPORTAGEM De acordo...
-+=