Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-

 

O Exército da Nigéria aumentou ontem o cerco contra o grupo islâmico Al-Sunna wal Jamma no norte do país, em mais um dia de conflitos sectários na região.
O grupo islâmico radical promoveu, no início da semana, violentos levantes em defesa da adoção mais ampla da sharia -lei islâmica- na Nigéria, o que desencadeou a reação das tropas. O saldo dos conflitos até agora é de cerca de 180 mortos e 4.000 refugiados. Dezenas de pessoas foram presas.
Na cidade de Maiduguri, bastião do Al-Sunna, as tropas trocaram tiros com os radicais e encontraram cem mulheres e crianças presas pelos grupo islâmico há seis dias. Segundo depoimentos colhidos pela BBC, eram parentes de homens recrutados pelo Al-Sunna.
O grupo -também chamado de Boko Haram, que significa “a educação ocidental é pecaminosa”- defende a ampliação da sharia como forma de combater a corrupção e a imoralidade que consideram influências do Ocidente. O estopim dos levantes pode ter sido uma série de operações policiais contra os radicais, na semana passada.
A sharia está em vigor desde 1999 em 12 dos 36 Estados nigerianos. O país mais populoso da África -140 milhões de habitantes, 50% deles muçulmanos- enfrenta conflitos sectários desde 1999, quando foi estabelecido um governo civil após anos de ditaduras militares.
Ontem, ao receber em Brasília o presidente nigeriano Umaru Yar”Adua, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a Nigéria “pela manutenção da paz e da estabilidade regionais”.

 

Matéria original: Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

+ sobre o tema

Dilma vs. Gisele: The War over Brazilian Womanhood

By Andrew Downie / São Paulo It's hardly surprising...

Rebelião anticolonialista em Lesoto

A população de Lesoto não foi vítima do mesmo...

para lembrar

Alexandre Cerqueira, filho de uma brasileira com um africano, o modelo luta por espaço nas passarelas de moda

Alexandre Cerqueira vive um sonho da adolescência, de quan­do brincava...

Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Sete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto...

Nossa língua africana

“A proximidade entre o português arcaico e as línguas...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=