Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-

 

O Exército da Nigéria aumentou ontem o cerco contra o grupo islâmico Al-Sunna wal Jamma no norte do país, em mais um dia de conflitos sectários na região.
O grupo islâmico radical promoveu, no início da semana, violentos levantes em defesa da adoção mais ampla da sharia -lei islâmica- na Nigéria, o que desencadeou a reação das tropas. O saldo dos conflitos até agora é de cerca de 180 mortos e 4.000 refugiados. Dezenas de pessoas foram presas.
Na cidade de Maiduguri, bastião do Al-Sunna, as tropas trocaram tiros com os radicais e encontraram cem mulheres e crianças presas pelos grupo islâmico há seis dias. Segundo depoimentos colhidos pela BBC, eram parentes de homens recrutados pelo Al-Sunna.
O grupo -também chamado de Boko Haram, que significa “a educação ocidental é pecaminosa”- defende a ampliação da sharia como forma de combater a corrupção e a imoralidade que consideram influências do Ocidente. O estopim dos levantes pode ter sido uma série de operações policiais contra os radicais, na semana passada.
A sharia está em vigor desde 1999 em 12 dos 36 Estados nigerianos. O país mais populoso da África -140 milhões de habitantes, 50% deles muçulmanos- enfrenta conflitos sectários desde 1999, quando foi estabelecido um governo civil após anos de ditaduras militares.
Ontem, ao receber em Brasília o presidente nigeriano Umaru Yar”Adua, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a Nigéria “pela manutenção da paz e da estabilidade regionais”.

 

Matéria original: Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

+ sobre o tema

Show ‘Cantos Negreiros’ exalta cultura afro na Ponta Negra, no AM

Evento ocorre nesta quinta-feira (8), a partir das 16h30....

Carta de repúdio ao maracatu Aroeira

Por meio desta carta tornamos público o nosso repúdio...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com a ignorância das...

para lembrar

Adeus a Earl Lloyd, primeiro negro a jogar na NBA

Numa época difícil Earl Lloyd foi o primeiro jogador...

Musical ‘Samba Futebol Clube’ chega ao CCBB Rio

O musical "Samba Futebol Clube" estreia no Centro Cultural...

O Jovem Mandela: Jardineiros e suas searas

No 95º aniversário de Nelson Mandela, um presente da...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...
-+=