Exposição ‘aFÉto’ chega à São Paulo para temporada na Aparelha Luzia

aFÉto, exposição de imagens do sagrado negro a partir de terreiros de candomblé, chega à São Paulo para temporada no quilombo urbano da Aparelha Luzia, espaço de arte, cultura e resistência política afro-indígena e feminina. Lançamento será neste sábado, 21 de Outubro, a partir das 20h.

Por Olhar de um Cipó,    do blog do Belchior 

Sucesso no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro 2017, AFÉTO, a primeira exposição individual de Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, é resultado de anos de observação do cotidiano de terreiros de candomblé em São Paulo e Rio de Janeiro, numa tentativa de recriar a imagem do sagrado negro a partir da perspectiva de evidenciar a humanidade dos adeptos do candomblé, povo que historicamente tem sido vitimado pelo racismo religioso.

 

Nessa perspectiva, o trabalho propõe um diálogo imagético como contra-narrativa às imagens criadas em olhares desconhecidos que de forma superficial olhou para as práticas pretas de fé com “lentes fetichizadas”, atribuindo lugares pejorativos e quase nunca olhado para as dimensões sagradas e valorosas desses povos e seus territórios. AFÉTO vai de encontro à uma nova construção daquilo que se pode entender por ver o candomblé e sua digna totalidade.

 

Uma atmosfera que reivindica o sagrado afrobrasileiro como caminho de auto-cura coletiva de um povo forjado na luta, não só por liberdade, mas pelas possibilidade de viver.

 

Em AFÉTO, Cipó, um jovem que descobriu a fotografia como forma de comunicar sobre sua relação com sua fé, compartilha imagens pouco conhecidas no imaginário da sociedade quando o assunto é candomblé.

 

Seus retratos contam histórias de amor que nascem a partir da experiência de fé nos orixás. De acordo com o artista, mais que um registro documental sobre um aspecto específico do Candomblé, o trabalho reitera a importância das relações interpessoais como forma de resistência do legado africano.

 

Exposição aFÉto

Quando: A partir de 21 de Outubro – às 20h00

Local: Aparelha Luzia

Enredeço: Rua. Apa, 78 – Centro SP – Próximo metrô Marechal Deodoro

+ sobre o tema

‘Makers’, africanos que apostam na inovação

O movimento maker expande-se em todo o mundo, responde...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

A Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão e suas Caixeiras

Alcântara No Maranhão, o culto ao Divino Espírito Santo teve...

para lembrar

Zenaide Zen – Olorun Kosi pu re. Que Olorun mantenha seu espírito em paz

É com grande tristeza que recebemos a notícia do...

Cacau diz que convocação para seleção alemã não é surpresa

Convocado para a pré-lista de 27 jogadores que disputarão...

Cantora lírica Maria D’Apparecida é interpretada por Dione Carlos em espetáculo online

Livremente inspirado na saga da cantora lírica carioca Maria...

Ativistas falam sobre o movimento ‘Ocupar Wall Street’

Quatro ativistas discutem os objetivos do acampamento no distrito...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=