Exposição em homenagem a Beatriz Nascimento é aberta em SP

“Perder a imagem” é uma instalação sonora do músico e pesquisador baiano Tiganá Santana.

Grande parte dos estudos de Beatriz Nascimento foram dedicados à luta antirracista e ao movimento negro organizado nos anos 70 e 80. A obra em homenagem à pesquisadora das formações dos quilombos, que completaria 80 anos neste ano, ficará aberta ao público até fevereiro de 2023 no Itaú Cultural.

“A ideia de ‘perda de imagem’, da qual a historiadora-poeta fala em algumas de suas reflexões, se desdobra em uma questão sobre a própria centralidade da figura. ‘Wa i mona’ nos explica uma sentença africana congo – ‘ouvir é ver’. Com base nela, compus o tema que integra o espaço”, conta o músico, cantor, compositor, violonista, poeta e pesquisador Tiganá Santana.

Em 117m² do piso que costuma ser espaço das mostras da série “Ocupação”, o público poderá ouvir e tocar uma experiência mais sensorial do que somente observar uma série de objetos, imagens e sons. “Ouvir é ver e ver é interagir”, diz Tiganá.

A visita, que pode ser feita por um grupo de até 15 pessoas, dura o tempo da composição, que é de 20 minutos de música instrumental com a voz do autor e a participação especial da cantora e professora Juçara Marçal. Os instrumentistas são Lsdon Galter, Sebastian Notini, Juninho Costa e André Magalhães.

A instalação sonora “Perder a Imagem” pode ser visitada de forma gratuita no Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro. Mais informações no site.

+ sobre o tema

Angola 12 Anos Paz

  Ganhos da paz superam os obtidos durante administração...

Vida em dívida por Cuti

Vida em dívida - Vais morrer, negrinho! - Não te fiz...

Papa homenageia imigrantes africanos ilegais que tentam chegar à Europa

Brasília – O papa Francisco homenageou hoje (18)...

para lembrar

Beyonce é entrevistada por Rodrigo Faro

Beyonce é entrevistada por Rodrigo Faro. O apresentador do...

O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas

Tendo como foco os fazeres e saberes vinculados à...

Inicia Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

Por: Sônia Pillon   Prefeita Cecília Konell assina...

Ubuntu: A Filosofia Africana Que Nutre O Conceito De Humanidade Em Sua Essência

Ubuntu - entenda o significado dessa palavra africana. Uma sociedade...
spot_imgspot_img

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...
-+=