Exposição em homenagem a Beatriz Nascimento é aberta em SP

“Perder a imagem” é uma instalação sonora do músico e pesquisador baiano Tiganá Santana.

Grande parte dos estudos de Beatriz Nascimento foram dedicados à luta antirracista e ao movimento negro organizado nos anos 70 e 80. A obra em homenagem à pesquisadora das formações dos quilombos, que completaria 80 anos neste ano, ficará aberta ao público até fevereiro de 2023 no Itaú Cultural.

“A ideia de ‘perda de imagem’, da qual a historiadora-poeta fala em algumas de suas reflexões, se desdobra em uma questão sobre a própria centralidade da figura. ‘Wa i mona’ nos explica uma sentença africana congo – ‘ouvir é ver’. Com base nela, compus o tema que integra o espaço”, conta o músico, cantor, compositor, violonista, poeta e pesquisador Tiganá Santana.

Em 117m² do piso que costuma ser espaço das mostras da série “Ocupação”, o público poderá ouvir e tocar uma experiência mais sensorial do que somente observar uma série de objetos, imagens e sons. “Ouvir é ver e ver é interagir”, diz Tiganá.

A visita, que pode ser feita por um grupo de até 15 pessoas, dura o tempo da composição, que é de 20 minutos de música instrumental com a voz do autor e a participação especial da cantora e professora Juçara Marçal. Os instrumentistas são Lsdon Galter, Sebastian Notini, Juninho Costa e André Magalhães.

A instalação sonora “Perder a Imagem” pode ser visitada de forma gratuita no Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro. Mais informações no site.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Serena Williams protagoniza vídeo da Nike sobre empoderamento feminino

Vencedora de 23 Grand Slams, a tenista Serena Williams...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Mulher negra sempre será subjugada, diz advogada Valéria dos Santos

Alvo de um episódio que causou revolta pelo racismo...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=