Exposição ‘Mulheres Africanas’ retrata a diversidade do continente africano

Mostra do artista Celso Bayo abre visitação a partir do dia 20/01, no Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, no Pelourinho

A cidade mais negra fora do continente africano terá mais uma oportunidade de contemplar e conhecer um pouco mais da cultura e da diversidade do povo africano. A partir do próximo dia 20/01, a capital baiana recebe a exposição fotográfica “Mulheres Africanas”, do artista brasileiro Celso Bayo.

A exposição tem entrada franca e acontece entre os dias 20/01 e 20/02, na sede do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória (IACM), no Pelourinho. Depois de passar por cidades como San Francisco (Estados Unidos), São Paulo, São João Del Rei, Paraty, Mauá, Caxias do Sul, Santo André e Ribeirão Preto, a mostra chega a Salvador trazendo 20 fotografias que revelam e comprovam a relação umbilical entre Bahia e África.

A mostra – “Mulheres Africanas” é um projeto onde o fotógrafo brasileiro Celso Bayo busca retratar a beleza e a importância da figura feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e seus costumes que se encontram na grande diversidade da cultura Africana.

Para produzir as fotos, Bayo viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, o interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália e na Etiópia.

Neste período, o fotógrafo conviveu de perto com as dificuldades que a população africana enfrenta e, também, com a beleza que a natureza e o povo da África apresentam.

As fotos “Maria Bonita” e “Carregando a Força” foram nominadas no Annual Photography Masters Cup, uma das mais conceituadas publicações do gênero. A primeira na categoria People, e a segunda, em fotojornalismo. O International Color Awards, que premia as melhores imagens de quase 100 países com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo, tem como júri profissionais da Kidak, National Geographic, FOX, Vogue (UK) o Musee de E’Lysee, Colors Magazine, entre outros.

Exposição “Mulheres Africanas”

Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória – Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho

De 20/01 a 20/02 – das 9h às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábado)

Entrada franca

 

 Celso Bayo1Celso Bayo3celso bayo2Celso Bayo4Celso Bayo5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: iBahia

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Das favelas sul-africanas para o mundo da ópera

A soprano Pumeza Matshikiza cresceu nas favelas da cidade...

Emicida critica racismo e afirma que funk é mais que ostentação

Paulistano encerra a última noite do festival Rec-Beat, no...
spot_imgspot_img

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Rotas de Fuga para o Aquilombamento

Quando iniciei meu trabalho atual como fotógrafo negro e de pessoas pretas, pensava em como transmitir textualmente, sinteticamente, aquilo que eu queria passar sobre...
-+=