Exposição Virtual “Ensaio Negradê” está no ar

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

O projeto “NEGRADÊ” abre sua exposição virtual com ensaios fotográficos de 11 mulheres que resgata suas memórias e sonhos

O site www.negrade.com.br já está no ar com o “Ensaio Negradê”, projeto que resgata as memórias de 11 mulheres negras por meio da fotografia em ensaios que transmitem as suas personalidades e toda a força que essas mulheres representam. 

Noelia Miranda, Vasty Nunes, Marilene Pereira, Cláudia Amália, Amanda Luzia, Ada Koffi, Pollyana Pazolini, Izabela Azevedo, Léia Rodrigues, Lygia Machado, Jucenilda Vicente foram as mulheres convidadas para participarem do ensaio e compartilharem um pouco da suas histórias de vida. São mulheres de realidades bem diferentes umas das outras e cada uma fotografou em local diferente e que refletisse seu modo de ver e estar no mundo.

Idealizado pela fotógrafa Daiana Rocha, a ideia do ensaio fotográfico “Negradê” começou a se desenvolver quando ela era ainda estudante do curso de Cinema, na Ufes. A ideia de fotografar mulheres negras surgiu em um trabalho final da disciplina “Fotoescrevivências Negras”, ministrada pela professora Vilma Neres, na qual, discutiu-se a partir do conceito de “escrevivência” da escritora Conceição Evaristo, onde esta autora afirma que sua escrita é contaminada pela condição da mulher negra.

 Neste projeto, as fotografias se complementam com entrevistas feitas com cada uma das mulheres convidadas, que revelam seus sonhos, seus amores, lutas e crenças. “O ensaio Negradê pretende se tornar um importante instrumento de auto-estima e representatividade, além de um registro da memória de mulheres negras do Espírito Santo”, explica Daiana Rocha.

Negradê foi um dos poucos trabalhos brasileiros selecionado pelo Inside Out Project, de Nova York, um projeto global de arte participativa, criado pelo fotógrafo francês Jean Réné. O projeto custeou a impressão de 15 imagens com o tamanho 1,5m x 1,0m, P/B, que foram expostas nas paredes do Cine Metrópolis, em 2021. 

Agora, o projeto inicia uma nova fase com uma exposição virtual, que pode ser conferida em www.negrade.com.br

Conheça a idealizadora do projeto

Daiana Rocha é diretora e produtora. Dirigiu os filmes Braços Vazios (2018), ganhador de 3 prêmios e exibido em mais de 20 festivais, Arquitetura dos que habitam (2018) e Verdade Peregrina (2021).

Produtora Executiva do curta-metragem Guri (2019) de Adriano Monteiro, exibido em mais de 40 festivais e ganhador de 6 prêmios. Faz parte dos coletivos Palavra Negra e Damballa.

Acompanhe nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/ensaionegrade/

https://www.facebook.com/ensaionegrade

+ sobre o tema

Vem aí BATEU UMA ONDA FORTE – Criatividade para empreender

10 jovens serão selecionados para três dias de imersão na...

Stevie Wonder completa 60 anos hoje quinta-feira (13 de maio)

Nesta quinta-feira (13), o cantor e compositor Stevland Hardaway...

para lembrar

Filha de Beyoncé, Blue Ivy, rouba a cena durante jogo da NBA

“Filho de peixe, peixinho é”. O ditado popular se...

Sétima rodada do Paulistão 2016.

A sétima rodada do campeonato paulista 2016 guardou algumas...

Racismo velado e o mês da Consciência Negra

  Texto de Silvana Bárbara G. da Silva....

Onde está o Movimento Negro?

Sorrindo, e triste ao mesmo tempo, vou lendo a...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=