Maior artilheiro de finais, Mbappé leva Chuteira de Ouro

Atacante da França marcou 8 gols no Qatar contra 7 de Messi

Apesar de ter perdido a decisão para a Argentina nos pênaltis, Mbappé marcou os 3 gols na decisão da Copa do Qatar e conquistou a Chuteira de Ouro com 8 gols. Nesta disputa, Messi ficou em segundo, com 7 gols —a final do Mundial terminou em 3 a 3, com os sul-americanos vencendo nos pênaltis por 4 a 2.

Companheiros de Paris Saint-Germain, Mbappé e Messi disputaram o prêmio de principal goleador do Mundial literalmente até a prorrogação da última partida do torneio.

O francês de 23 anos —completa 24 na terça, 20 de dezembro— entrou na final empatado com Messi, ambos com 5 gols, um a mais que Giroud e Julián Álvarez. Messi tomou a ponta na artilharia ao abrir o placar, em cobrança de pênalti, no primeiro tempo.

Na etapa final, com 2 a 0 contra no placar, a França se lançou ao ataque e empatou a partida, duas vezes com Mbappé —a primeira, de pênalti, e a segunda, pegando de primeira um cruzamento de Thuram.

Na prorrogação, Messi voltou a marcar em lance confuso e chorado, colocando a Argentina na frente e empatando novamente a artilharia. Mas, perto do fim, um novo pênalti deu a chance de Mbappé fazer um hat trick (quando marca três vezes) na final. E ele não desperdiçou.

Na decisão por pênaltis, Messi e Mbappé voltaram a marcar, mas este gol não conta nas estatísticas da artilharia.

Somado ao gol no título contra a Croácia, em 2018, Mbappé se torna o maior artilheiro das finais, com 4 gols. Também iguala a marca do inglês Geoff Hurst, que marcou 3 vezes em 1966, na final vencida pela Inglaterra contra a Alemanha (4 a 2).

Mbappé supera os artilheiros das Copas de 2014 e 2018 —o colombiano James Rodríguez e o inglês Harry Kane, ambos com 6 gols. No Mundial de 2010, na África do Sul, quatro jogadores dividiram a artilharia, todos com 5 gols: Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha), Sneijder (Holanda) e Forlán (Uruguai).

Em 2006, o alemão Klose também precisou de apenas 5 gols para sair como principal goleador.

É preciso voltar até 2002 para encontrar um artilheiro de igual porte. Ronaldo fez os mesmos 8 gols na campanha do último título da seleção brasileira.

O título de maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo ainda é do francês Just Fontaine, com 13 gols em 1958.

E o maior artilheiro somando todas as Copas é o alemão Miroslav Klose, com 16 gols, seguido por Ronaldo, com 15. Mbappé já aparece com 12 gols nesta lista —atrás de Gerd Müller (14) e Messi e Fontaine (13), e empatado com Pelé.

+ sobre o tema

O poder da beleza negra, na Vogue Itália

O poder da beleza negra, na Vogue Itália. A Vogue...

Beyoncé contrata 200 dançarinos africanos para novo clipe

Beyoncé contratou mais de 200 bailarinos africanos para o...

Camila Pitanga conta que faz terapia desde os 16 anos

Camila Pitanga falou com a Marie Claire e contou que faz...

Hoje na História, 1973, nascia Isabel Filardis

Isabel Cristina Teodoro Fillardis mais conhecida como Isabel Fillardis...

para lembrar

Especialista diz que Copa no Brasil é mais bem organizada que Jogos de Londres

David Ranc, um especialista francês em esportes e relações...

A Copa da África

Mundial-10 é "montanha-russa" - Por FÁBIO ZANINI . da...

Copa do Mundo: SBT confirma Pelé como seu comentarista

O SBT confirmou, nesta quinta-feira, que Pelé será seu...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=