A falsa polêmica: Lula x Rafael Braga

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal. Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Por Juliana Borges*, da Revista Fórum

Foto: YouTube

Falsa polêmica: Lula x Rafael Braga. A meu ver, são casos incomparáveis e que se cruzam no ponto da seletividade penal e politização do Judiciário brasileiro. Ainda assim, uma seletividade penal cruzada e não interseccionada (sim, há diferenças).

Ambos simbólicos e que deveriam constituir o repertório de quem, seriamente, quer debater e ser ativista sobre a refundação do Judiciário brasileiro em diferentes aspectos: um do ponto de vista da judicialização da política; outro do ponto de vista do debate sobre um Judiciário que existe, desde o surgimento, para manter privilégios e um sistema de desigualdades baseado em hierarquias raciais; ambos tratando da politização do Judiciário (uma sempre realidade do país-empresa que somos desde a “descoberta”).

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal (este último, bem pontuado por Winnie Bueno, em artigo em sua coluna no Justificando). Não custa ler.

Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Juliana Borges é pesquisadora em Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde cursa Sociologia e Política. Foi Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo (2013)

+ sobre o tema

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

para lembrar

Caetano Veloso: Um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso

Autor: Antonio Barreto, natural de Santa Bárbara-Ba     Eu já estava...

Deixe seu filho longe desse ódio todo

Salvem o Gui. Salvem nossos filhos Por RITA LISAUSKAS, do Estadão Quando...

Os ‘urubus’ do sambódromo – Por: FRANCHO BARÓN

Dezenas de pessoas mergulham em montanhas de fantasias em...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de Lei que ameaça condenar por homicídio meninas, jovens e mulheres que interromperem gestações, ainda que...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público manifestar sua indignação e repúdio à decisão da Câmara dos Deputados, aprovada nesta terça-feira, 12,...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara...
-+=