A falsa polêmica: Lula x Rafael Braga

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal. Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Por Juliana Borges*, da Revista Fórum

Foto: YouTube

Falsa polêmica: Lula x Rafael Braga. A meu ver, são casos incomparáveis e que se cruzam no ponto da seletividade penal e politização do Judiciário brasileiro. Ainda assim, uma seletividade penal cruzada e não interseccionada (sim, há diferenças).

Ambos simbólicos e que deveriam constituir o repertório de quem, seriamente, quer debater e ser ativista sobre a refundação do Judiciário brasileiro em diferentes aspectos: um do ponto de vista da judicialização da política; outro do ponto de vista do debate sobre um Judiciário que existe, desde o surgimento, para manter privilégios e um sistema de desigualdades baseado em hierarquias raciais; ambos tratando da politização do Judiciário (uma sempre realidade do país-empresa que somos desde a “descoberta”).

Há seletividade penal e há seletividade racial do sistema penal (este último, bem pontuado por Winnie Bueno, em artigo em sua coluna no Justificando). Não custa ler.

Então, essa briga entre ativistas, a mim, beira à estupidez. Não ajuda Lula. Não ajuda Rafael Braga, nem as mais de 700 mil pessoas em situação prisional. Só infla egos nas redes sociais.

Juliana Borges é pesquisadora em Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde cursa Sociologia e Política. Foi Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo (2013)

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Indígenas são eleitos no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste

Várias etnias ganham representação nas Câmaras e até em...

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Direitos sociais: desmoralizante retrocesso brasileiro

Os direitos sociais são direitos fundamentais da pessoa humana,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=