Família “superdotada” tem garoto formado aos 14 e irmão na faculdade aos 11

Com apenas 14 anos, o norte-americano Carson Huey-You se formou no último mês de maio em Física pela Universidade Cristã do Texas. O garoto é o mais jovem a completar uma graduação no estado norte-americano e não pensa em parar por aí. “Já vou começar o curso de pós-graduação e depois quero obter o doutorado em Física”, diz, em entrevista ao UOL.

por Carlos Oliveira no UOL

Carson sempre teve facilidade nos estudos, pulou diversos anos na escola e foi admitido na universidade aos 10 anos. E não é o único fenômeno da família. Seu irmão, Cannan, 11, sonha em ser astronauta e vai começar em setembro uma graduação dupla em astrofísica e engenharia, pela mesma instituição.

A mãe dos estudantes, Claretta Kimp, educa os filhos em casa e conta que Carson demonstrou paixão pelos estudos antes mesmo de completar 12 meses.

“Percebi logo que ele tinha um dom, porque conseguia se focar por muito tempo, e aos 2 anos já lia livros”, lembra ela. Como o garoto aprendia rapidamente, começou a se sentir limitado na escola. Claretta pesquisou outras instituições até encontrar uma que aceitasse recebê-lo.

Com 5 anos, Carson fez o exame e foi aceito na 8ª série. Ele se formou no ensino médio cinco anos depois.

“Em um dia normal eu tomo café da manhã, estudo na universidade, almoço, reviso o material, saio com amigos, faço um lanche, jogo Minecraft, assisto à TV, janto, estudo mais e durmo cedo”, enumera Carson. Seus maiores hobbies são o videogame e brincar com seu irmão e o cachorro da família.

Superdotação

Casos de inteligência altíssima como os de Carson e Cannan costumam ser nomeados de superdotação ou porte de altas habilidades, característica presente em cerca de 5% da população global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Trata-se de um potencial superior que se concretiza em produções inovadoras. Essa dotação pode ser acadêmica, intelectual, artística, de liderança, entre outros”, explica a pedagoga Dora Cortat Simonetti, autora de uma tese de doutorado sobre o assunto.

A superdotação é explicada por uma combinação de genética e ambiente favorável. “Estima-se que o peso dos genes nas conexões cerebrais oscila entre 30% a 50%”, analisa. Assim, mesmo que os pais passem para os filhos traços favoráveis, é preciso de estímulo para que a inteligência excessiva se manifeste.
Arquivo pessoal

Claretta Kimp e seus filhos, Cannan e Carson, durante a formatura de colegial de Carson, em 2010. Arquivo Pessoal

A análise envolve família, ambiente educacional e exames feitos por profissionais. “É importante identificar a criança porque, assim como aqueles com problema cognitivo ou hiperatividade precisam de acomodação na escola, o mesmo acontece com os superdotados”, explica a psicóloga Maria Alice Fontes, diretora da clínica Plenamente.

O método mais comum para firmar o diagnóstico é a realização de uma série de testes envolvendo áreas como linguagem, poder de compreensão e lógica para determinar o QI (Quociente de Inteligência). Alguém com QI de valor 120 é considerado como tendo inteligência superior e, se aproximando do 135, há suspeita de superdotação. O resultado entre 145 e 159 revela alguém altamente superdotado e, acima de 160, com capacidades excepcionais.

As profissionais concordam que há ressalvas para o método, uma vez que há diferentes habilidades e inteligências. “Estes testes não podem avaliar capacidade física. Um jovem com capacidade motora excepcional pode ser chamado para participar do Cirque du Soleil e apresentar QI baixo por não ser bom em matemática”, exemplifica Maria Alice.

Perguntada sobre se acha seus filhos superdotados e se há outras pessoas na família com características semelhantes, Claretta preferiu não comentar.

Orientação

Uma figura é essencial para superdotados nessa fase de descobrimento: o tutor capacitado na área de interesse do superdotado. Ele deve estar preparado para acolher e estimular o jovem, supervisionando os estudos e auxiliando a família e a comunidade acadêmica na integração.

“Se for necessário pular etapas na escola, por exemplo, o profissional deve se certificar que a criança ou adolescente esteja preparada para o convívio harmonioso com aqueles que não são seus pares”, explica Dora.

Carson contou com um profissional de sua área para orientá-lo. “Eu conversei muito com a direção da TCU até ter certeza de que todos estavam de acordo”, conta Magnus Rittby, professor de Física e vice-reitor da instituição.

A universidade teve que adequar sua estrutura desde o primeiro dia: o laboratório foi adaptado para a altura de Carson, os professores eram notificados com antecedência sobre ele e até os livros precisavam ser avaliados. “Por exemplo, se uma matéria usasse material inapropriado para menores, a equipe se reunia para pensar em alternativas”, lembra Rittby.

Universidade Cristã do Texas/Divulgação

Carson Huey-You durante cerimônia de graduação, em 13 de maio

Havia o receio de que o garoto não seria aceito pelos colegas, mas, no geral, ele foi bem recebido durante todo o curso, conta o professor: “Era comum os estudantes pedirem para tirar selfie com ele. Próximo da graduação era até difícil andar com ele pelo campus, tamanho o assédio”.

Carson se diz extremamente grato pelo apoio: “Rittby é meu mentor, melhor amigo e figura paterna. Sem sua paciência e apoio, tudo isso não seria possível”.

A instituição também estipulou que o jovem deveria ser acompanhado por um adulto de confiança enquanto andasse pelo campus. Claretta cumpriu esse papel, aproveitando o tempo ocioso para estudar com Cannan nos corredores.

Estrutura no Brasil

Em 2008, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu diretrizes de ensino com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Já em 2015, a identificação e atendimento especial aos alunos superdotados foram contemplados pela lei nº 13.234, que também prevê um cadastro nacional.

Apesar das iniciativas, grande parte do apoio a essas pessoas vem de associações ou entidades filantrópicas privadas, avalia Dora. A pedagoga encabeça o Altas Habilidades, grupo criado na década de 1990 para a divulgar o assunto e realizar estudos científicos.

“O MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação atuavam com muita timidez neste campo. Então a sociedade civil, sobretudo a acadêmica, sentiu a necessidade de promover uma reflexão e atuação sobre como atender essas pessoas”, opina.

Maria Alice ecoa: “A estrutura no Brasil está em fase de construção, caminhando lentamente. Os Estados Unidos, por exemplo, têm associações de pais de filhos superdotados. Há muito conhecimento disponível, então a família sabe para quem recorrer quando precisam de ajuda”.

O caminho, acredita, envolve capacitação: “A legislação já prevê atendimento especializado, mas precisamos urgentemente educar mais profissionais. Não temos professores preparados para lidar com os superdotados”.

+ sobre o tema

Redução de verbas já prejudica rotina das universidades federais

Dos R$ 3,2 bilhões contingenciados do ensino superior, R$...

Alunas da UnB desenvolvem estudos sobre questão racial no país

As pesquisas têm foco na produção de conhecimento e...

Fuga de cérebros, uma calamidade para o Brasil

Tem sido demonstrado que o capital humano, nível de...

É inconstitucional trecho de lei de Foz do Iguaçu proibindo ensino de “ideologia de gênero”

O plenário virtual do STF, em decisão unânime, julgou...

para lembrar

CENPEC lança nota técnica contra educação domiciliar

Documento aponta equívocos no PL 2401/2019, que autoriza o homeschooling,...

ENEM: Martin Luther King e o movimento pelo fim da segregação racial

Em 2019, Martin Luther King teria completado 90 anos....

Gabriella Freire, professora de Magé, inova na aplicação de provas para ajudar alunos

Na última sexta-feira, os pequenos foram recebidos com suco...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=