Farafina: São Paulo recebe 3a edição de evento gratuito em homenagem ao Dia Internacional da África

Iniciativa reunirá artistas africanos e imigrantes refugiados na capital paulista. Pessoas interessadas em participar da festa e das oficinas podem se inscrever a partir desta quarta-feira, 18 de maio.

Estão abertas, a partir desta quarta-feira, 18 de maio, as inscrições para pessoas interessadas em participar da 3ª edição da Festa Farafina – África e suas múltiplas riquezas artísticas e tecnológicas, que ocorre em alusão ao 25 de maio, Dia Internacional da África. A celebração de abertura está marcada para 21 de maio, das 21h às 4h, na Aparelha Luzia, em São Paulo, e reunirá artistas africanos, imigrantes e refugiados durante uma jam session de cinco horas. A iniciativa também conta com uma série de oficinas culturais que irão ocorrer entre os meses de junho e julho deste ano. 

As duas primeiras edições da Farafina ocorreram entre os anos de 2017 e 2019 sempre considerando como marco a independência dos países africanos das colônias européias. A iniciativa, que neste ano conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, através do edital de Apoio a projetos artísticos culturais descentralizados de múltiplas linguagens, foi criada pela produtora cultural e pesquisadora Kety Kim Farafina, após a mesma retornar de uma imersão de 365 dias nos países de Senegal e Guiné Conacri, países da África Ocidental.

“A Farafina ocorre para que a data não passe despercebida nas cabeças dos nossos povos da diáspora. E, também, para que a gente traga junto com a nossa nova comunidade africana no Brasil a lembrança – muito – boa de que sabemos a importância do 25 de Maio”, resume a idealizadora e pesquisadora, Kety Kim. Implementado em 1963, o Dia Internacional da África celebra ainda a união de 30 representantes de nações africanas que foram recebidos em Adis Abeba pelo imperador da Etiópia, Hailé Selassié, o último governante da dinastia salomônica.

Sobre as oficinas culturais

Durante as oficinas serão compartilhadas perspectivas, vivências e narrativas sobre o continente africano, que vão desde as possibilidades de intercâmbio entre países, a partir da gastronomia, da poesia, da música, da dança e outras expressões artísticas. Além da pesquisadora Kety Kim, estão à frente dos processos formativos a poeta Débora Garcia, que apresentará seus olhares sobre Moçambique e levará aos participantes suas experiências na África do Sul. As oficinas terão duração de duas horas cada e serão realizadas presencialmente na Ponte cultural.

Mais informações:

Festa Farafina – às 22h, da data 21 de Maio, na Aparelha Luiza, com entrada gratuita. 

Oficinas culturais da Farafina: Junho e Julho de 2022. Inscrições a partir de 18 de maio, através do link https://www.farafina.com.br (atenção: vagas limitadas!).

+ sobre o tema

Leci Brandão confirma presença na Kizoomba de Tempo no Nzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – Tem um dito que diz...

Consciência Negra programação Pará 2011

01 a 30/11 EXPOSIÇÃO VIRTUAL "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS" NO MÊS...

A surpresa da literatura negra

Jennifer Nansubuga homenageia sua tradição oral Nem americana, nem africana,...

Willow e Jaden Smith estrelam a edição de setembro da Interview

A revista Interview de setembro traz na capa Willow...

para lembrar

O fotógrafo Charles Moore e a prisão de Martin Luther King

Charles Moore (1931-2010) foi o único fotógrafo a registrar...

Serena Williams vence em Pequim e garante volta ao topo do ranking mundial

Fonte: Globoesporte - A americana Serena Williams garantiu...

Comunidade quilombola Rio dos Macacos recebe ações de cidadania

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)...
spot_imgspot_img

Majestosa, Lauryn Hill entrega show intenso e coroa história da Chic Show

"Não é só um baile black", gritou Criolo durante o terceiro show do festival Chic Show 50 Anos, no sábado (12). O rapper do...

O atleta negro brasileiro que enfrentou o nazismo nas Olimpíadas de 1936

A poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em uma Europa cada vez mais temerosa com a agenda política de forças alinhadas...

Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional Nelson Mandela, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição...
-+=