Feira Preta lança marketplace para empreendedores negros com apoio do Santander

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

A Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Lantina, se uniu ao Santander Brasil para lançar, no próximo dia 13 de maio – data que marca os 133 anos da abolição da escravidão no País -, sua plataforma de e-commerce, que irá comercializar produtos e serviços desenvolvidos por negros, indígenas, LGBTQIA+ e quilombolas, entre outros empreendedores de causas ativistas que tiveram seus negócios acelerados pela PretaHub.

Com mais de 500 produtos cadastrados, entre itens de decoração, moda, cosméticos, afro-religiosas e papelaria, o Marketplace Feira Preta tem como foco a criação de uma rede de oferta e demanda que gere valor para diversas famílias, e será lançado com a participação de mais de 150 empreendimentos de todo o país.

Criada por Adriana Barbosa, em 2019, a PretaHub é um hub de aceleração de negócios pretos, que tem em seu guarda-chuva projetos como Afrohub, Afrolab e Casa PretaHub, e que, assim como o marketplace, tem a proposta de ajudar na transformação digital e no crescimento de negócios criados por afroempreendedores na internet.

Adriana Barbosa (Foto: Marcus Steinmeyer/MeuSucesso.com)

“Comprar e vender no Marketplace Feira Preta é mais do que comercializar um produto, é acreditar no sonho de uma mulher negra de desenvolver potência da inventividade e criatividade preta. É uma ferramenta que gera valor e constrói um mundo de oportunidades para um futuro preto”, explica Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta. “Este é mais um grande passo nesses 20 anos de história. A Feira Preta sempre foi feita a várias mãos, de preto para preto, com o propósito de mudar a realidade dentro da nossa perspectiva. Essa parceria com o Santander nos faz vislumbrar mais possibilidades de sustentabilidade econômica da população negra e queremos transformar o marketplace no maior e-commerce orientado pelas causas ativistas do País”, completa.

O apoio do Santander à Feira Preta nasceu em 2020 e teve como primeira ação a participação da Adriana em uma campanha da marca sobre Seguros e, desde o início, já mirava a construção do marketplace, idealizado também pela Suno. O trabalho do banco com a Feira Preta foca na capacitação e na facilitação do acesso a serviços bancários e plataformas de gestão para os empreendedores da rede Pretahub que também participaram de encontros e workshops focados na digitalização de seus negócios e impulsionamento de vendas com empresas como Google e Facebook.

Segundo Adriana, a proposta do Marketplace Feira Preta vai muito além de apenas criar conexões entre oferta e demanda. Garante que o valor gerado contribua para um futuro mais próspero para grupos marginalizados pela sociedade. “É uma conexão com propósitos”, observa.

Para fazer parte do Marketplace Feira Preta, é necessário que os empreendedores interessados tenham participado de uma das 19 edições da Feira Preta ou passado por alguma das acelerações da PretaHub e se cadastrem na plataforma na aba “Quero Vender”.

Para mais informações, consulte o site https://feirapreta.com/.

Foto: Daniel Nascimento/ Divulgação

Sobre a PretaHub
PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina que, em 2018, atingiu sua maioridade. Quer saber mais? www.pretahub.com

Sobre a Feira Preta
Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

15ª Feira Preta: Shows de Emicida, MC Soffia, espaço kids e muito afro-empreendorismo marcam edição comemorativa

Com reconhecimento internacional e consagrada como um dos maiores eventos...

Negros bem-sucedidos incomodam racistas e são prova de mudança social

Uma vez que um racismo histórico, estrutural e estruturante...

Cresce número de empreendedores negros, mas desigualdades persistem

Pela primeira vez, o número de empreendedores negros superou...
spot_imgspot_img

Negros são 52% dos empreendedores brasileiros, diz Sebrae

Um estudo feito pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do terceiro trimestre de 2023 revelou que...

De migrante à empreendedora, ex-executiva impactou a vida de 10 mi de mulheres

Em abril de 1970, dona Maria Laudice dos Santos partiu com seis filhos, com idades que variavam de seis meses a oito anos, para...

Empreendedor negro ganha 32% menos e desigualdade desafia novo governo

"Vamos impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as maiores geradoras de emprego e renda, o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia criativa", prometeu...
-+=