Unity Warriors apresenta temporada de estreia de “MANOfestAÇÃO” e celebra a cultura hip-hop

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

“MANOfestAÇÃO” exalta a importância da cultura hip-hop como espaço de mobilização e transformação social

Nos dias 17, 20 e 26 de maio de 2021, a Unity Warriors – grupo que tem como fundador o bailarino Igor Souza – realiza apresentações de “MANOfestAÇÃO”, espetáculo de dança inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop, onde jovens encontravam na dança um refúgio e um espaço de protesto.

As apresentações são gratuitas e fazem parte da temporada de estreia que integra o projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc.

No dia 17 de maio (segunda-feira), às 19:00, o espetáculo será exibido pelo Facebook da Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo (www.facebook.com/ocupacaomateussantos), seguido de bate-papo com o elenco.

Já na quinta-feira, dia 20 de maio, às 19:30, o espetáculo será exibido pelo Facebook do Kasulo Espaço de Cultura e Arte (www.facebook.com/espacokasulo), seguido de bate-papo.

E no dia 26 de maio (quarta-feira), às 20:00, o espetáculo será apresentado pelo Facebook do Grupo Zumb.boys (https://www.facebook.com/grupozumbboys), também seguido de bate-papo com o elenco.

Em “MANOfestAÇÃO” que tem como base de pesquisa o breaking, propõe importantes reflexões sobre a desigualdade social e o racismo estrutural através da dança. A programação contará ainda com cursos gratuitos de formação continuada em danças urbanas, destinados a crianças e jovens de projetos sociais na periferia da cidade de São Paulo. As ações serão executadas nos próximos meses, tão logo as restrições impostas pela pandemia forem flexibilizadas.

Para Vinicius Silva, diretor artístico, “MANOfestAÇÃO trás à tona aquilo que nos “aprisiona”, buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”

A Crew (nomenclatura utilizada para um coletivo de breaking) tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo.

“A cultura hip-hop e o breaking sempre foram nossas ferramentas principais. É uma satisfação poder compartilhar nossos processos através de um projeto beneficiado por recursos da Lei Aldir Blanc, criada por artistas do Brasil, incluindo nós da periferia”, explica Igor Souza, fundador do grupo.

O Grupo Unity Warriors que é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior, tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo.

Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017 e 2018), festival internacional de breakdance realizado em Manaus-AM, o Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes, na França, chegando ao terceiro lugar no mundial em 2018 e segundo lugar em 2019.

Em Lyon, na França, o grupo participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance”. E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal.

O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia da Zona Leste e Noroeste da cidade de São Paulo, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking, representando sua origem pelo Brasil e o mundo por meio de batalhas, aulas, palestras e workshops.

Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (São Paulo), “Boom Breaking” Festival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (Lavras – MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.

As ações fazem parte do projeto do Coletivo contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de apoio a cultura na cidade de São Paulo – módulo Maria Alice Vergueiro, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Unity Warriors (Foto: Pablo Araripe)

Conheça o Grupo Unity Warrior acessando: www.instagram.com/unitywarriors_br

Youtube: https://youtu.be/udepzdy0G9E

Facebook: www.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348

Ficha técnica

Direção Geral: Igor Souza e Vinicius Silva | Direção artística: Vinicios Silva | Intérpretes criadores: Gabriel Oliveira, Gilson Silva, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva | Trilha Sonora: Tulio Crepaldi | Iluminação: Dede Ferreira | Figurino: Unity Warriors | Filmmaker: Victor Godoi | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Designer Gráfico: Lucas Reis | Produção: Junior Cecon

SERVIÇO: Temporada de estreia do espetáculo MANOfestAÇÃO

Sinopse: Um manifesto através da dança breaking, inspirado nas “Block Parties”, originais festas de rua da cultura hip-hop que em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto. MANOfestAÇÃO trás a tona aquilo que “aprisiona” tantas pessoas periféricas, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.

Duração: 40 minutos.

Gênero: Dança

Classificação Livre – Grátis

 

Quando: 17 de maio de 2021 (segunda-feira) – Horário: 19:00

Onde: Transmissão online através da página do Facebook da Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo

Link: https://www.facebook.com/ocupacaomateussantos

Haverá um bate-papo com o elenco após a apresentação

 

Quando: 20 de maio de 2021 (quinta-feira) – Horário: 19:30

Onde: Transmissão online através da página do Facebook do Kasulo Espaço de Cultura e Arte

Link: www.facebook.com/espacokasulo

Haverá um bate-papo com o elenco após a apresentação

 

Quando: 26 de maio de 2021 (quarta-feira) – Horário: 20:00

Onde: Transmissão online através da página do Facebook do Grupo Zumb.boys

Link: www.facebook.com/grupozumbboys

Haverá um bate-papo com o elenco após a apresentação

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Beyoncé dá destaque a designers de moda africanos

Na sua conta de Instagram, Queen Bey fez questão...

Beyoncé homenageia Meghan Markle a transformando em rainha

Bey aproveitou o Mês da História Negra para homenagear...

Slash, guitarrista do Guns N ’Roses fala sobre quem foi Michael Jackson realmente

Slash concedeu recentemente entrevista ao site Kerrang e revelou...

Rihanna escala modelo de 67 anos para campanha de sua grife “FENTY”

Além de ter se tornado uma verdadeira magnata da...

para lembrar

Circuito Musical Palmares evidencia história da cultura afrodescendente no Brasil

Augusto do Nascimento Uma mistura de linguagens artísticas para narrar...

Cultura Preta: Quais são as novidades do segundo semestre de 2019?

O segundo semestre de 2019 chegou e com ele...

Como a Semana de 22 influenciou artistas como a bailarina Ingrid Silva e MC Soffia

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: a...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

MinC seleciona projetos de hip-hop inscritos no Prêmio Cultura Viva

A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura iniciou o processo de seleção das 2.671 iniciativas inscritas no edital do Prêmio...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...
-+=