Feira Preta leva Afrolab para Elas para quatro capitais em 2019

Projeto de capacitação contemplado no edital Negras Potências abrirá inscrições em março

Por  Fabíola Ribeiro, da Feira Preta

Reprodução/YouTube

São Paulo, março 2019 – Em 2019, o AFROLAB,  programa de capacitação para empreendedores negros lançado em 2018, ganha uma edição exclusiva para mulheres: o AFROLAB para Elas. Idealizado pela Feira Preta, o AFROLAB tem como objetivo apoiar, promover e impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil, por meio da oferta de conhecimento e capacitação técnica, com foco em inovação e inventividade.

O projeto, selecionado em 2018 no edital Negras Potências, levará sua metodologia inédita e exclusiva, inicialmente, para as cidades de Vitória (ES), Brasília (DF), Belém (PA) e Porto Alegre (RS), a partir de março.

A iniciativa irá percorrer o país com a proposta de fortalecer, econômica, política e socialmente as mulheres negras, grupo que experimenta a desigualdade de maneira mais profunda no país. Para viabilizar o projeto, a Feira Preta criou, em setembro de 2018, uma campanha de matchfunding na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, em parceria com o Movimento Coletivo, plataforma de investimento social da Coca-Cola, para arrecadar R$ 127 mil.

“Com o projeto, vamos impactar diretamente mais de 100 famílias, de diferentes lugares do país. Mesmo movimentando mais de R$ 200 bilhões por ano, o empreendedor negro no Brasil recebe 40% menos que o empreendedor branco pelo seu trabalho e estamos trabalhando para mudar essa realidade fomentando o afroempreendedorismo”, explica Adriana Barbosa, presidente da Feira Preta.

A metodologia do projeto foi elaborada, visando especificamente os diferenciais dos negócios geridos por mulheres e contará com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, cursos e workshops. Vale destacar que, ao longo de 2018, o Afrolab capacitou mais de 252 empreendedores.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 11 de março, no site www.feirapreta.com.br.

 

Ocupação

Antes de rodar o país capacitando mulheres empreendedoras, o Afrolab participará, até de 20 de março, da OCUPAÇÃO #4, programa do Red Bull Station, no Centro de São Paulo, que leva artistas e coletivos para ocuparem os ateliês do prédio a fim de inspirar, conectar e transformar a energia criativa da cidade de São Paulo.

O espaço de compartilhamento, vivências e intercâmbios de experiências e saberes chega à sua quarta edição, com mais de 200 projetos inscritos, e tem a iniciativa da Feira Preta entre os cinco projetos selecionados este ano.

“Nos dias 7, 8 e 9 de março, vamos trazer para a OCUPAÇÃO#4 nove mulheres, de estados diferentes, para colaborarem com a atualização da metodologia para 2019 do Afrolab, focada para mulheres”, comenta Adriana.

Conheça mais sobre o AFROLAB para Elas no vídeo de divulgação da campanha: https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=wnq2tt0uyq8

Sobre a Feira Preta

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=