‘Feito na raça’, diz Lázaro Ramos sobre filme do Bando de Teatro Olodum

Ator e diretor baiano convidou todo mundo a assistir ao documentário que estreia dia 4 de setembro

Do Correio24horas

(Fotos: Bob Wolfenson e Isabel Gouvea/Divulgação)

 

O ator e diretor baiano Lázaro Ramos postou uma mensagem emocionada sobre o documentário ‘Bando, um Filme De’, que estreia dia 4 de setembro no Rio de Janeiro, durante o festival Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe. “Tô aqui pra falar de um assunto muito especial – botei até uma roupinha mais ajeitadinha pra falar disso”, brincou no vídeo postado no Facebook, antes de falar com seriedade sobre o filme dirigido por ele e Thiago Gomes, com produção de Susan Kalik.

“Estou aqui falando com vocês particularmente porque esse documentário é muito importante. É uma história que muita gente não conhece, que está escondida pra muitas pessoas, mas a gente que viveu sabe da importância dela”, justificou, sobre a história do Bando de Teatro Olodum que ficou eternizada no cinema com o filme Ó Pai Ó. “Os atores ali formam um grupo de teatro que existe há mais de 25 anos na Bahia, é o grupo de onde eu venho”, explicou, orgulhoso, para quem ainda não sabia.

Então Lázaro explicou que o filme, primeiro longa-metragem dirigido por ele, está sendo feito há três anos. Uma homenagem aos que passaram pelo Bando, o documentário reúne depoimentos de atores que ainda fazem parte do grupo, de atores que já saíram e dos diretores Marcio Meirelles, Chica Carelli, Zebrinha e Jarbas Bittencourt. Além das 42 entrevistas, material de arquivo e 112 fotos cedidas contam essa história marcante para o teatro baiano, de forma independente.

“Foi feito na raça, na raça por reconhecer a importância dessa história, pra que as pessoas saibam que grupo é esse, saibam da sua existência e valorizem. E conheçam também os percalços pra se manter um grupo com essa formação, com tanta gente, durante tanto tempo”, destaca Lázaro. “É minha primeira direção de longa-metragem, eu tô muito feliz e fico muito emocionado quando falo isso. Vocês devem saber que sempre foi um sonho meu poder dirigir também outras coisas além do Espelho”, completou, sobre o programa que dirige há 13 anos.

Parceiros de longa data
Coproduzido pelo Canal Brasil, o documentário ‘Bando, um Filme De’ também é dirigido por Thiago Gomes, parceiro de Lázaro de longas datas que atualmente faz a assistência de direção da novela Segundo Sol, dirigida por Dennis Carvalho e Maria De Medicis. Baiano de Feira de Santana, Thiago começou a parceria com Lázaro em 2012, na peça Namíbia, não!, passando pelo Programa Espelho, do Canal Brasil, que foi dirigido por ele na temporada 2017.

A amizade segue dando frutos e, em 2019, os dois vão estrear um documentário sobre o espetáculo O Topo da Montanha, no qual Lázaro contracena com a atriz e esposa, Taís Araújo. Sobre o documentário do Bando, Thiago destaca a emoção compartilhada por todos os envolvidos. “O Bando tem uma trajetória ímpar de arte e luta…Foi emocionante conversar com cada integrante, foi como nos espetáculo que eles fazem, você não se distancia, eles te puxam pra perto, e você vira um pouco parte do Bando, você ri e você chora junto com eles. E filme traz isso, é inevitável”, elogiou Thiago Gomes.

O evento de lançamento do documentário vai acontecer no Cine Odeon, no Centro do Rio, dia 4 de setembro, às 21h, com a presença dos diretores e de parte do Bando de Teatro Olodum. Além do documentário sobre o Bando, Thiago também vai lançar o filme de ficção As Balas que não Dei ao Meu Filho, curta-metragem que tem roteiro adaptado de Daniel Arcades no espetáculo teatral homônimo, estreado pelo NATA – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas, em 2017.

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Lázaro Ramos substitui José Wilker na transmissão do Oscar

Lázaro Ramos foi escalado pela Globo para substituir José...

Dream Team do Passinho lança novo clipe com direção de Lázaro Ramos

Depois de conquistarem o Brasil com o single de...

Taís Araújo e Lázaro Ramos estão entre negros mais influentes do mundo

O casal de atores brasileiros Taís Araújo e Lázaro...

Deportação forçada de ‘Medida Provisória’ não tem nada de ficção no Brasil

É seguro dizer que "Medida Provisória", primeiro longa-metragem dirigido...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...

Lázaro Ramos: entenda os sintomas da estafa, condição que fez ator ser levado ao hospital

Na última sexta-feira, o ator Lázaro Ramos passou mal dentro de sua casa, em Salvador e precisou ser levado às pressas pela esposa e atriz Taís...
-+=